O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), lançou nesta terça-feira (1º/12) a Operação Natal Seguro II, no âmbito da Polícia Militar. O objetivo é intensificar as atividades ostensivas durante as festividades de fim de ano e garantir mais segurança aos goianos também com relação à pandemia da Covid-19. "Protocolos sanitários devem ser mantidos", alertou o governador Ronaldo Caiado.
A ação teve aporte de R$ 2 milhões do Governo de Goiás para a mais ampla e efetiva cobertura, principalmente nas áreas do comércio, em todo o Estado. "É aquilo que hoje as pessoas respiram em Goiás: segurança pública. Queremos fazer com que o Natal seja um período tranquilo, para que as pessoas possam ter a oportunidade de caminhar com seus filhos e familiares e não serem incomodadas por quem quer que seja" afirmou o governador Ronaldo Caiado. Para isso, segundo o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, haverá reforço de 40% do efetivo da Polícia Militar e disponibilização de cerca de 2,5 mil viaturas a mais neste mês de dezembro.
Além da sua missão primordial, com prioridade para prevenção e o combate à violência, neste ano haverá um objetivo a mais. "Como o governador destacou, temos um compromisso com o distanciamento social e prevenção à Covid-19. Apoiaremos todas as prefeituras, por meio de suas guardas e serviços de fiscalização, para que dentro do possível, tenhamos um Natal tranquilo não só com relação à segurança pública, mas em razão do coronavírus", citou o secretário. Assim, os policiais militares vão auxiliar na fiscalização sobre o cumprimento de medidas sanitárias, como o uso de máscaras de proteção facial.
Caiado também reforçou o pedido à população, para que se mantenha alerta aos cuidados essenciais neste período de pandemia, como evitar aglomerações, manter o uso das máscaras e higienizar as mãos com álcool 70%. "São critérios que nós precisamos manter para que não haja uma segunda onda aqui em Goiás. Em outros Estados, já estamos assistindo a um processo de avanço da Covid que temos conseguido segurar até o momento. Temos que manter assim até a chegada da vacina, e espero que seja logo no início do ano que vem."
Outro assunto abordado pelo governador na ocasião foi a promoção de policiais e bombeiros militares de diversos escalões, publicada no suplemento do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (30/11). "Hoje é um dia de muita alegria junto as nossas corporações da Polícia Militar e Corpo de bombeiros. Meus cumprimentos e reconhecimento a todos que realmente garantem a segurança pública do Estado de Goiás. Se Deus quiser com bons resultados, poderemos dar a toda a população um bom Natal e um feliz ano novo."
Operação
A Natal Seguro II segue até o dia 3 de janeiro de 2021. Durante esse período, especialmente as regiões comerciais dos municípios, em todo o Estado, contarão com reforço do efetivo policial. Na capital, entretanto, haverá um complemento de policiais militares para fortalecer ainda mais as ações da tropa na capital. Por exemplo, essa estratégia será adotada na Região da 44, escolhida para o lançamento da operação por ser uma região de intenso comércio e que atrai milhares de pessoas da capital, de cidades do interior e de outras regiões do País.
Demais polos de comércio, como Centro da capital, Avenida 24 de Outubro, em Campinas, e nos arredores dos shoppings também terão ações concentradas. Haverá distribuição, em locais estratégicos, de policiais a pé e de viaturas. Nas proximidades de grandes centros comerciais e em outros pontos de maior movimento de pedestres, estarão disponíveis as unidades especializadas da Polícia Militar, como Rotam, Choque, Giro e Cavalaria. A Polícia Civil também participa da Operação Natal Seguro deste ano com reforço na Central de Flagrantes e no 1º Distrito Policial durante as festividades de fim de ano.
Compareceram ao ato os secretários Adonídio Neto Vieira Júnior (Indústria, Comércio e Serviços) e coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar); o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), coronel Renato Brum; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), coronel Esmeraldino Jacinto Lemos; o comandante do Policiamento da Capital, coronel Edson Ferreira Moura; o tenente-coronel Francisco de Assis Ferreira Ramos Jubé; o deputado estadual Coronel Adailton; e o presidente de Honra da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), Jairo Gomes.
Visita
Antes do lançamento do Natal Seguro II, o governador esteve nas dependências do quartel onde irá funcionar o Comando Geral da Polícia Militar de Goiás (QCG/PMGO), no Centro da capital, para conferir o andamento das obras de reforma. "Aqui é um prédio histórico, construído em 1938 e que sempre abrigou o comando geral da PM. Infelizmente nos últimos 20 anos esse processo não teve o cuidado e o zelo, e com isso o imóvel se deteriorou bastante. Esperamos nos próximos dias restabelecer não só a história dos goianos, mas da nossa Polícia Militar de Goiás", disse Caiado.
"Estamos buscando resgatar o sentimento de autoestima de toda a nossa tropa, que é fundamental, já que Goiás hoje é primeiro lugar na segurança pública. Quando se trabalha em um local limpo, arrumado, as pessoas se sentem mais valorizadas, respeitadas e o ambiente público tem que servir de exemplo para os demais", completou o governador.
Parte dos recursos, de R$ 1,9 milhão, são advindos de um acordo de não persecução penal, segundo explicou o promotor Rodney da Silva, coordenador do Centro de Inteligência e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A iniciativa, ainda segundo o promotor, é em retribuição ao apoio efetivo da PM e à parceria de muitos anos com a corporação. "O retorno para a sociedade sempre existe, mas um retorno financeiro neste momento foi importante. Já tenho orientado os demais promotores que nas próximas investigações, que tenha desdobramento de acordo de não persecução penal, que a gente faça o direcionamento para as polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros", completou Rodney da Silva.
As obras, de acordo o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), coronel Renato Brum, começaram no final de julho. "Estava em situação de penúria, com infiltração, e agora terá instalações dignas, restauradas dentro dos critérios do art déco", afirmou Brum. "Agradeço publicamente pela verba que é substantiva. Além do combate de forma conjunta para combater criminalidade, ainda temos esse repasse para o aparelhamento de nossa tropa e estrutura. Isso é fundamental", pontuou Caiado.
Na visita também estiveram os secretários Rodney Miranda (Segurança Pública) e coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar); o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), coronel Esmeraldino Jacinto Lemos; o tenente-coronel Francisco de Assis Ferreira Ramos Jubé e a engenheira e arquiteta 2º sargento Cláudia Alves dos Santos.
Fonte: Com informações da Secretaria de Estado de Comunicação de Goiás