O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) fez um balanço positivo sobre as atividades do Senado Federal durante o ano de 2020 e sobre as principais matérias aprovadas pela Casa. "Foi um ano atípico, provavelmente, o mais difícil para o mundo devido a pandemia do novo coronavírus, mas foi onde o Senado Federal mais mostrou sua força de trabalho e reação. Trabalhamos unidos e com afinco para minimizar os desafios impostos pelo período pandêmico tanto para o país como, especialmente, para o meu amado estado de Goiás", avaliou o senador.
Vanderlan ressaltou que uma das primeiras medidas tomadas pelo Congresso Nacional durante a pandemia foi garantir que os trabalhos legislativos não parassem. "No dia 20 de março, foi instalado o moderníssimo Plenário Virtual que permitiu que nos reuníssemos, praticamente, todos os dias para apreciar matérias de combate ao coronavírus e de socorro à população brasileira. Ao todo, foram realizadas 100 sessões plenárias, 90 reuniões de comissões permanentes, 16 reuniões de comissões temporárias e 59 reuniões de comissão mista entre Deputados e Senadores, ou seja, foram mais de 265 reuniões o que nos dá uma média de mais de 4 reuniões de trabalho por semana durante o período legislativo", disse.
O auxílio emergencial de R$ 600 a R$ 1.200, negociado entre o Congresso e o governo federal foi analisado, discutido e aprovado nas duas casas logo no início da pandemia, alcançado cerca de 60 milhões de brasileiros e um milhão de goianos. "Graças a uma emenda de minha autoria, a emenda nº 5, conseguimos incluir os trabalhadores intermitentes no auxílio e na esteira deles, vieram todas as categorias de trabalhadores informais. Tenho grande orgulho disto!", relembrou o senador.
Vanderlan foi relator da MP 936/2020, que ficou conhecida como a MP da manutenção dos empregos. A Medida criou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e permitiu a redução de salário e jornada de trabalho durante a pandemia, com o Governo Federal complementando o salário dos trabalhadores que participarem do programa. "Tivemos nosso relatório aprovado por unanimidade e isso foi uma grande vitória. Fizemos tudo com muito cuidado e atenção para atender os trabalhadores, ativos e aposentados, e os geradores de emprego e renda. Ao todo, cerca de 20 milhões de empregos foram salvos com essa medida. Fizemos nossa parte para que todos pudessem respirar um pouco mais aliviados", lembrou o senador.
Vanderlan também foi responsável por uma intensa articulação para a aprovação do PL 4731/2019, que ampliou a área de atuação da Codevasf em estados do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A proposta beneficiou, especialmente, o estado de Goiás onde a instituição está em plena atividade. "O escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Goiânia foi inaugurado em nove de março de 2020 e essa foi outra grande vitória, pois a instituição atende 136 municípios goianos que correspondem a uma população de mais de dois milhões de pessoas e uma área de 55% do estado", explicou
No apagar das luzes de 2020, nas últimas sessões do Senado Federal, Vanderlan teve êxito em dois grandes projetos que beneficiam o país, em especial, Goiás. O primeiro deles foi a aprovação, por unanimidade, do PLP 266 que trará autonomia administrativa financeira para as Universidades Federais de Jataí e Catalão. O senador goiano foi coordenador do grupo de trabalho que tratou da matéria e trabalhou ativamente pela aprovação do projeto.
No segundo deles, o PLP 101/2020, do Plano Mansueto, Vanderlan teve seu relatório aprovado por unanimidade. O projeto muda as regras atuais para permitir que estados e municípios realizem ajustes fiscais em suas contas em troca de renegociarem suas dívidas com a União. "Foram duas importantes vitórias nessa reta final. Nossos pares e as lideranças políticas da Casa entenderam a importância desses dois projetos para o país e agiram com precisão para que fossem aprovados ainda este ano", disse o senador.
Vanderlan participa ativamente, ainda, de duas comissões muito importantes nesse período: Comissão Mista da Covid-19, criada para acompanhar os gastos e as ações do Poder Executivo com a pandemia. E a Comissão da Reforma Tributária.
Por conta da pandemia do novo coronavírus e da crise sanitária que se instalou no país em 2020, Vanderlan direcionou todas as suas emendas, individuais e de bancada, para auxílio e tratamento da Covid-19. "Conseguimos destinar emendas para os 246 municípios goianos e atender a população no combate ao coronavírus e, ainda, na compra de equipamentos e realização de diversas obras. Foi um ano de muita atenção para a área da saúde. Nossa população, em especial os idosos, precisaram mais do que nunca de cuidados nessa área e fico muito feliz em ter podido contribuir em um momento tão delicado para o país e para o mundo", disse o senador.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Senador Vanderlan Cardoso