Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goiandira: Em ação conjunta, secretarias de Infraestrutura, Transportes, Meio Ambiente e os Municípios que compõe o CIMOSU realizam mutirão de serviços no aterro sanitário

Por Redação em 21/01/2021 às 12:02:41
O gestor goiandirense em meio aos vereadores e colaboradores as margens da entrada do Aterro Sanitário Controlado (Sdnews)

O gestor goiandirense em meio aos vereadores e colaboradores as margens da entrada do Aterro Sanitário Controlado (Sdnews)

A Prefeitura de Goiandira e a Secretária Municipal de Meio Ambiente com o apoio dos municípios que compõe o CIMOSU (Consórcio Intermunicipal do Sudeste Goiano): Cumari, Anhanguera e Nova Aurora promoveram uma série de ações para a manutenção geral do Aterro Sanitário da cidade, que foi deixado em situação de abondono pela gestão anterior. Situado às margens da GO-210, o aterro recebe diariamente entre 10 e 12 toneladas de lixo doméstico e outras 5 toneladas de resíduos de entulhos. Material este coletado por máquinas, caçambas e agentes de limpeza da Prefeitura.

Entre esse materiais estão garrafas pet, móveis, eletrodomésticos e latas, além de restos de materiais de construção de obras particulares que são jogados em ruas e terrenos baldios.

Durante toda está quinta-feira, 21, o prefeito Allisson Peixoto, às equipes das secretarias de Infraestrutura, Transportes e Meio Ambiente, juntamente com o apoio das Prefeituras associadas ao CIMOSU, que disponibilizaram maquinário e servidores que iniciaram a limpeza de toda área com roçagem, extirpação de árvores invasoras, revitalização e acero da estrada que faz o anel interno do aterro. Houve também a realização da limpeza da trincheira do lixo doméstico para que a mesma possa receber a impermeabilização e, seja utilizada em conformidade com as normas estabelecidas pela Lei Ambiental.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Leandro Marques de Souza, a nova gestão Allisson Peixoto está determinada em realizar inúmeras intervenções para que a cidade fique mais limpa e segura, porém é necessário que a população faça sua parte. "Apesar das inúmeras ações que a administração tem realizado para minimizar o problema do descarte irregular e inadequado do lixo na cidade, como a implantação do Calendário da Coleta Seletiva, se não houver o comprometimento e a parceria da população, todo esse trabalho acaba sendo insuficiente para solução da questão. Precisamos que a população nos ajude nesta batalha por uma cidade mais limpa e educada", relata.


Para o prefeito de Goiandira, Allisson Peixoto, a atividade é uma forma de cumprir um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público - que vem ocasionando notificações e multas de R$ 5 mil reais ao Município, e está união de forças é uma forma de adequação ao Aterro Sanitário Controlado da cidade, visto que o lixo é um dos maiores vilões na questão da saúde pública. "Para evitar que o aterro se torne num verdadeiro foco de doenças e criadouro de insetos e animais peçonhentos, medidas como as que estão sendo tomadas hoje, devem ser realizadas de forma constante", explicou o gestor goiandirense.

Allisson aproveitou a oportunidade para informar que Goiandira sairá do CIMOSU aonde herdou uma dívida de contribuições de aproximadamente R$ 90 mil e estará compondo com Nova Aurora a formação de um outro consórcio para aquisição de uma área na região do Lageado - limites entre os dois Municípios para construção de um novo Aterro Sanitário Controlado para servir as duas cidades.

Allisson e o secretário de Obras de Anhanguera e sua equipe

Acompanhou os serviços os vereadores: Professor Romes Antônio da Silva, Joana Professora, Neguinho da Madalena, o presidente da Câmara Pedro Gilberto dos Santos e inúmeros servidores do Município.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários