Com o avassalador crescente número de casos da covid-19, neste mês de janeiro a Prefeitura de Ouvidor através do prefeito Cebio Machado Nascimento - Cebinha (MDB) havia publicado um decreto de cinco dias para auxiliar na diminuição de casos, mas como não houve resultado satisfatório, uma nova reunião foi realizada com o chefe do executivo, a secretária de saúde Suzana Gomes. (MDB) e todos os membros do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, na tarde da última quinta-feira (21/1), onde chegaram a definição de novas normativas para o decreto de n°31.
O novo Decreto foi editado pela Procuradoria Geral do município através do procurador Dr. Clelisson Fonseca e entrou em vigor neste sábado (23). "Tivemos uma nova reunião do Comitê de Enfrentamento porque devido ao encerramento do decreto de cinco dias, vimos que a evolução durante esses dias, continua aumentando. Diante disso, resolvemos pela criação de um novo decreto. Mas para que surta efeito, estamos pedindo a população o seu total apoio, assim como também dos comerciantes. Estamos vendo cada dia aumentar mais os casos e sabemos que, como em todo país, nossa região não tem mais leito para tratamento, nem para UTI(Unidade de Terapia Intensiva) e isso é muito preocupante. Então, foi finalizado o novo Decreto que já foi publicado pelo gestor e começa a partir deste sábado e ele será entregue em mãos para cada comerciante. E com ele e a união de todos, estamos esperançosos que vamos reverter essa situação".
Fica Decretado que:
* Estão suspensas pelo prazo de 30 dias a realização de eventos presenciais de qualquer natureza, inclusive, reuniões, apresentações artísticas, shows e eventos realizados em espaços como salão de festas e espaço de uso infantil.
*O funcionamento dos serviços essenciais e o comércio no período de 23 a 31 de janeiro se dará entre às 6h às 21h. Com as seguintes exigências sanitárias e de prevenção: nos supermercados, açougues, padarias, frutarias, mercearias
Deverão haver limitadores para entrada de no máximo cinco consumidores por vez; Deverão ser formados filas do lado externo do estabelecimento com distanciamento de 2 metros entre cada cliente
*Esta proibida a colocação de mesas cadeiras em locais destinados ao assento de pessoas indicadas, neste deverão adotar durante todo o período da Pandemia, mantendo os ambientes ventilados e limpos e implementar medidas de prevenção de contágio.
*Estão proibidos e suspensos no município de Ouvidor no período de 23 a 31 de janeiro todos os eventos públicos e privados de qualquer natureza, visitação hospitalar( ressalva acompanhantes autorizados pelo médico)
*Atividades de feiras livres, funcionamento de estéticas, academias bares, lanchonetes e conveniências e cultos religiosos.
*Os bares, sorveterias, açaiteria e conveniências poderão proceder suas vendas, exclusivamente, pelo sistema delivery no período das 6h às 22h.
Os restaurantes e estabelecimentos de fornecimento de refeições poderão funcionar com atendimento de 50% de sua capacidade.
Os Hotéis poderão funcionar com o máximo de 65% de sua capacidade total.
*O atendimento público nos órgãos municipais ressalvo os serviços de saúde, serão realizados, exclusivamente, das 8h às 12 h nessa cidade.
O Diretor Dr. Murilo Paranhos ressaltou os pilares que fizeram a nova posição dos órgão para decretar as novas normas para o período de pandemia: "Infelizmente, nós tivemos que tomar a decisão de implantar esse novo Decreto. E para esse novo caminho, nós apoiamos em três pilares: aumento do número de casos, a gravidade dos casos e a diminuição de leitos de internação, tanto de enfermaria, quanto de UTI. Desde o início da pandemia nós tivemos 310 casos de covid-19 em Ouvidor e desses casos, seis acabaram perdendo a vida, por conta da doença. E este ano, no mês de janeiro, a temida segunda onda chegou e, já temos confirmados só neste mês 41 casos. Desses casos metade já se recuperam e metade está em tratamento da doença em casa e quatro internados. Essa é a razão básica para essa decisão da Prefeitura de e da Secretaria de Saúde juntamente com o Comitê de Enfrentamento. E nós queremos pedir a população, sabemos que é um momento delicado para os comerciantes, para as pessoas que dependem do trabalho nesse chamo para sobreviver, mas nós preocupamos com população e de forma geral nós temos vivido dias difíceis, principalmente, com os pacientes mais idosos que têm evoluído de maneira mais brusca".
E fez uma pedido especial a população em geral: "Gostaria de pedir, novamente, o apoio de vocês para daqui uns dias, se Deus quiser, nossa vida possa retornar ao normal. Já foi iniciada as vacinações e, em breve, teremos todos imunizados e poderemos voltar a conduzir nossas vidas, conforme a normalidade que existia anteriormente, a essa pandemia".
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ouvidor