Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Nova Aurora: Júnior Marreco realiza live para anunciar medidas no enfretamento ao Coronavírus

Mesmo com apenas um caso ativo no município o gestor e secretário de saúde pedem atenção da população pela falta de leitos para tratamento na região

Por Redação em 06/02/2021 às 18:49:48
(Reprodução)

(Reprodução)

Ao final da última sexta-feira (05/02), o prefeito de Nova Aurora João Pimenta de Pádua Junior – Junior Marreco (MDB), usou as redes sociais oficiais do município para falar sobre a forte segunda onda da Pandemia da Covid-19 que tem, no Brasil apresentado números mais preocupantes que a primeira. Mesmo o município tendo neste momento, apenas um caso ativo registrado, o prefeito pediu atenção e cuidado da população com os protocolos de biossegurança e também com as normativas do decreto, principalmente ao distanciamento social: "Estou dando total apoio para secretaria de saúde. Mas quero aqui pedir a compreensão e também a colaboração de todos vocês da nossa cidade para nos ajudar nessa grande luta contra esse vírus. É de conhecimento de todos que algumas ações podem salvar vidas como: fazer o uso continuo de máscaras em lugares públicos ou onde tiver pessoas fora do seu ambiente familiar; fazer o uso constante de álcool em gel para a higienização quando não puder lavar as mãos com água e sabão. E é preciso obedecer ao decreto, não façam festas, não saiam de casa sem necessidade. Estamos conseguindo controlar a proliferação no nosso município, mas todos estão vendo como o nosso país está passando apurado com todas as situações adversas em relação ao contágio. Não temos vaga na região e ninguém sabe como o organismo de uma pessoa contaminada reagirá. Espero que nós possamos sair dessa crise de saúde, sem maiores danos. A vacina chegou e está chegando no nosso município. Com fé em Deus, em breve, todos serão imunizadas e nós vamos sair disso tudo e retomar as nossas vidas com normalidade".

O secretário de saúde Odilon Ferreira Borges - Pezão enalteceu a fala do prefeito e alertou para um assunto de grande relevância debatido na região, a falta de vagas para o tratamento da doença proeminente das Covid-19 na região. Em Catalão que a porta de entrada da cidade e de todas da região há mais de 30 dias não possuem vagas, apenas aquelas q2ue são desocupadas por motivo de recuperação ou óbito e que já possui pacientes há espera e por isso automaticamente, são ocupadas: "Gostaria de reforçar aqui o que foi dito pelo nosso prefeito Júnior Pimenta e relação as recomendações em torno das ações do novo decreto, colocando também sobre horário, para que as pessoas respeitem horário do fechamento do Comércio que deve acontecer às 22 horas e que tenham responsabilidade sobre esse horário que deve ser de todos se recolher. Estamos muito preocupados com as vagas em hospitais, com os leitos para o tratamento da covid-19, uma vez que Catalão que é a nossa porta de entrada, está com todos os leitos voltados tratamento da doença, tanto as vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ou as alas para tratamento a doença. Por isso é preciso, redobrar os cuidados! Pedimos a todos que sigam essas orientações até que chegue à vacinação para todos. Temos que respeitar os critérios, mas, muito brevemente, estaremos todos imunizados".

Vacinação

A chefe do núcleo de endemias da cidade, a enfermeira Samara Carneiro destacou a transparência em que está sendo processo de aplicação das vacinas de imunização. "Estamos na linha de frente do combate do covid-19 e também na imunização da cidade. Os trabalhos estão sendo feitos com transparência em todos os pontos. Inclusive, está disponível no site da Prefeitura e da Secretaria de Saúde o nome de todas as pessoas que estão sendo imunizadas. Recebemos os planos de autorização da covid-19 do Estado e estamos seguindo, assim como os informes técnicos e as normas informativas"

Sobre a quantidade de vacina destinadas ao município e a forma de distribuição para as aplicações na população enfatizou a profissional: "Recebemos duas remessas: uma chegou no dia 19 de janeiro que foi Laboratórios Sinovac Biotech, que é produzida no Brasil pelo Instituto do Butantã no dia 02 de fevereiro, recebemos mais 30 doses que são da Universidade de Oxord e no país são fabricadas pela Fundação Fio Cruz. Todas essas 70 doses, foram destinadas para os grupos prioritários: trabalhadores da saúde, idosos e moradores de abrigos de longa permanência. As doses que foram administradas, assim como todas as pessoas que as receberam estão disponibilizadas no site da prefeitura e também na secretaria da saúde. E estamos a disposição para esclarecer sobre qualquer dúvida que tiverem".

Boletins da Covid-19

Em relação quanto a divulgação do boletim da Covid-19 onde aparecem inúmeras instancias da doença em Nova Aurora, a coordenadora pondera: "As atualizações dos boletins acontecem da seguinte maneira: todas as pessoas que aparecem com febre, tosse, dor de cabeça ou qualquer outro sintoma de alerta, a porta de entrada é a UBS (Unidade Básica de Saúde) onde o médico faz o atendimento e a avaliação, sendo que, quando é notificado com suspeita, fazemos os acompanhamentos para agendar o teste, seja o rápido ou PSR, e, todos os tratamentos necessários e notificamos como suspeito. E vale também ressaltar que disponibilizamos além dos exames, os medicamentos prescritos. Mas isso, quanto o procedimento acontece dentro do nosso município. Quando é feito tudo dentro do nosso município é fácil temos o controle, mas quando as pessoas procuram o atendimento em outro município é mais difícil para que a gente possa atualizar o nosso boletim. Quando isso ocorre só conseguimos notificar, a partir do momento que chegar no nosso sistema, pois, trabalhamos com números e dados reais. Como Nesse momento que só temos um caso ativo da doença e ele está sendo monitorado, assim como os suspeitos".

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários