A Enel Distribuição Goiás entrega, nesta quarta-feira (10), a ampliação e modernização da Subestação Serra de Caldas, em Caldas Novas. Somente nas obras da subestação, foram investidos de R$ 5,9 milhões em melhorias, como a substituição de equipamentos em final de vida útil e a ampliação da capacidade de oferta de energia. Todo esse investimento trará melhorias para o fornecimento de energia de 66 mil clientes do município. A obra faz parte do compromisso da companhia em transformar a realidade da distribuição de energia elétrica no Estado de Goiás, melhorando a qualidade do serviço oferecido e aumentando a disponibilidade de carga para os clientes goianos. Devido à pandemia, o ato simbólico de inauguração será realizado de forma online e contará com a participação de autoridades e convidados.
Dentre as melhorias realizadas na unidade, o diretor-presidente da companhia, José Luis Salas, destaca a instalação de um novo transformador de 33 MVA de potência que, sozinho, seria suficiente para atender, por exemplo, uma cidade com mais de 30 mil residências. Segundo ele, esse novo equipamento permitirá que a distribuidora atenda à crescente demanda de energia elétrica do município, além de melhorar as condições operativas da subestação, eliminando sobrecargas, elevando a qualidade da energia ofertada aos clientes atendidos por esta unidade e proporcionando maior confiabilidade ao sistema.
Além das obras concluídas na subestação, a distribuidora está construindo dois novos vãos para linhas de distribuição, onde serão conectados 21,6 quilômetros de novas redes de média tensão até maio deste ano. "Estamos realizando uma grande melhoria no sistema elétrico como um todo. Não basta só aumentar a potência da subestação. Temos que fazer com que essa energia chegue aos nossos clientes. Para isso, estamos investindo R$ 2,6 milhões em redes novas e modernas que chegarão a novos clientes e melhorarão o serviço para os que já são atendidos pela subestação", acrescenta.
Salas ressalta que a subestação também recebeu a instalação de um novo banco de capacitor de 5,4MVAr, que faz parte do acordo firmado com o Governo Estadual, o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em agosto de 2019. "A instalação desse equipamento, que conta com uma tecnologia de ponta, alivia o sistema elétrico e melhora a qualidade da energia que sai da subestação e é distribuída para residências, comércios e indústrias. Ele também ajuda a evitar oscilações nos níveis de tensão, mantendo o fator de potência dentro dos limites regulamentados pela Aneel", explica.
Adicionalmente, o diretor-presidente destaca a instalação de novos equipamentos telecontrolados n
Nesta semana, a distribuidora também vai entregar outras quatro grandes obras no Estado: a nova Subestação Ipê e a ampliação da Subestação Cabriúva, em Rio Verde, na quinta (11); e a nova Subestação Santa Genoveva e a ampliação e modernização da Subestação Meia Ponte, em Goiânia, na sexta-feira (12). As entregas celebram os 4 anos de atuação da companhia em Goiás e trarão melhorias para o fornecimento de energia de cerca de 350 mil clientes dos dois municípios.
Desde que assumiu o controle da distribuição de energia em Goiás, em fevereiro de 2017, a Enel tem investindo fortemente em obras estruturais de construção, ampliação e modernização de subestações em todo o Estado. Nos quatro primeiros anos, foram entregues 12 novas subestações e ampliadas e modernizadas outras 93 unidade
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Enel Distribuição Goiás