Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Três variantes do Coronavírus são encontradas em Catalão que continua em estado de calamidade e com novo Decreto

Cepas são as multações da Manaus, Rio de Janeiro e Reino Unido o que aumenta ainda mais a preocupação das autoridades que mantém a cidade com medidas restritivas de isolamento com objetivo de conter a proliferação da doença

Por Redação em 14/03/2021 às 11:19:34
(Arquivo Sdnews)

(Arquivo Sdnews)

Uma das principais cidades do sudeste goiano: Catalão que possui mais de 100 mil habitantes vem há mais de um mês, enfrentando uma crise na saúde, nunca imaginada pela população e autoridades do município que hoje é apontada entre as 10 cidades mais críticas com número de mortes por Covid em Goiás.

Foram 108 mortes registradas nesses primeiros dia do ano. O que representa 56% das mortes ocorridas desde o início da pandemia.

A cidade já está, aproximadamente, há um mês sem vagas para internação em enfermagem e Unidades de Terapias Intensivas - UTI, sendo que, as vagas liberadas no cotidiano já estão sendo aguardado por pessoas que estão na fila de espera.

A situação se tornou mais preocupante para as autoridades e toda a população diante da divulgação das cepas variantes da doença terem sido encontradas em pacientes contaminados no município. Isso, de acordo com Pesquisadores de Goiás que detectaram em Goiânia, Anápolis e Catalão a presença das Variantes do Coronavírus (Sars-CoV-2) conhecidas como P.1. , originária de Manaus; P.2. do Rio de Janeiro e B.1.1.7 do Reino Unido. O sequenciamento genético foi feito em oito amostras nasofaringes coletadas em laboratórios para testes RT-PCR.

Conforme publicação feita pela assessoria da Fapeg, o comunicado já foi feito às autoridades de saúde do Estado e dos municípios envolvidos para que sejam realizadas as ações de vigilância e tomadas as providências para o rastreio de contato.

Os trabalhos de sequenciamento do genoma viral estão sendo coordenados pela pesquisadora, bióloga, Dra. Mariana Pires de Campos Telles, da Pontifícia Universidade Católica (PUC Goiás) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) e sua equipe de pesquisadores da UFG, PUC Goiás e IFG. A partir da próxima semana serão processadas mais 60 amostras e outras 60 dentro de 30 dias.

Diante de toda a situação que o município enfrenta, o chefe do executivo local, Dr. Adib Elias Júnior (PODE) em comum acordo com o Comitê de Enfrentamento a Covid , publicou um novo Decreto nº 273/2021, que começará a vigorar na próxima segunda-feira (15).

De acordo com as informações ao 19º Ato do Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus e a nota técnica nº 03/2021, foi mínima a flexibilização em relação ao decreto anterior estabelecido para oito dias que se encerra neste domingo.

Desta vez, o gestor não usou canais de comunicação, como a emissora de rádio que usa para os anúncios. Apenas foi feita a publicação nas redes oficiais da Prefeitura.

Conforme a publicação fica decretado:

Fica determinada a interrupção de todas as atividades, pelos próximos 08 dias, a contar do dia 15 de Março de 2021, exceto:

Órgãos municipais, estaduais, federais, agências bancárias e casas lotéricas, mediante agendamento prévio realizado através de canal de atendimento;

Às atividades voltadas a produtos e serviços do comércio em geral fica permitido o atendimento, exclusivamente, mediante entrega no sistema delivery, retirada em balcão e sistema drive-thru, vedado o acesso interno ao estabelecimento pelo consumidor e o funcionamento aos domingos e feriados.

Às atividades voltadas ao comércio de alimentação fica permitido o funcionamento de segunda-feira a domingo, inclusive, nos feriados, com o atendimento exclusivamente mediante entrega no sistema delivery, retirada em balcão e sistema drive-thru, vedado o acesso interno ao estabelecimento pelo consumidor.

As únicas alterações ao Decreto anterior (272/2021), são as mencionadas acima. Ad demais regras continuam, inclusive, a proibição da circulação de pessoas em espaço de uso público entre 20h30min e 05h00min, exceto para trabalhadores das atividades ressalvadas durante o deslocamento necessário para exercício da atividade e, em caso de urgência e emergência.

Como também continua vedado o comércio de bebidas alcoólicas por todos os estabelecimento comerciais, bem como o respectivo consumo em locais de uso público ou coletivo, pelos próximos 08 dias.

O Decreto poderá ser analisado na íntegra pelo site da Prefeitura de Catalão no endereço eletrônico: http://www.catalao.go.gov.br/site/decreto-n-273-de-13-de-marco-de-2021,NTV,MTEzOTUy.html

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários