Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Catalão: Empresários e comerciantes realizaram carreata pela reabertura total do comércio

Manifestação contou com mais de 400 carros, segundo organizadores

Por Redação em 23/03/2021 às 00:43:10
Carreata com buzinaço para reivindicar a abertura do comércio na cidade percorreu diversos bairros

Carreata com buzinaço para reivindicar a abertura do comércio na cidade percorreu diversos bairros

No final da manhã do último domingo (21/3), centenas de comerciantes foram as ruas para a realização de uma carreata com buzinaço para reivindicar a abertura do comércio na cidade. O evento teve início com concentração na Avenida João Neves Vieira, em frente a Represa do Clube do Povo e percorreu as principais rua e avenidas da cidade.

De acordo com participantes, o evento se deu por estarem nesse novo momento de decretos em que já paralisaram o trabalho por vários dias: "Acho que deixaram as coisas muito soltas durante um ano, nada foi feito até que colapsasse o sistema, e então, a responsabilidade da população que não respeitou o que é pedido pela ciência e autoridades, as autoridades que fecharam quando não precisava e depois abriu tudo de uma vez, quando estava crescente o número de casos. Não tomaram medidas para essa segunda onda que todos sabiam que seria pior pelas variantes. O momento chegou e os comerciantes sofrem sozinhos. O prefeito fecha comércio e libera indústria, isso é justo? Eu não acho. Odeio politicagem e não tenho político de estimação e estou aqui para defender o sustento da minha família e dos meus funcionários. Minha loja, se tiver com movimento de pessoas, não ficam mais de três, por vez, só tenho duas funcionárias e aí fecha!? E falam que não podemos ficar abertos e deixam mineradoras e montadoras com milhares de funcionários que não tem distanciamento nenhum funcionando. Se é para fechar que feche tudo! Minha indignação e com a indiferença que estamos sendo tratados", desabafou a empresária Renata A. Pereira.

O prefeito Adib Elias Júnior (PODE), fez um pronunciamento na última sexta-feira (19) onde ressaltou a importância com os cuidados com a higiene, distanciamento, isolamento. E destacou sobre decreto do governador: "O isolamento é necessário nesse momento, tão importante para todos nós. Para quem não me conhece, sou prefeito de Catalão e posso dizer que, além de tudo isso, sou médico e entendo que nesse momento que nós vivenciamos não só em Goiás, mas em todo o Brasil, nós podemos dizer que não existe nada que nós possamos fazer que não seja através da medicina e através da ciência. E nesse momento, tão importante quanto o uso de máscara, o uso de álcool em gel, é exatamente, o isolamento social. Tenho visto aí alguns prefeitos não querer cumprir aquilo que o governador Ronaldo Caiado implementou no seu Decreto, há, mais ou menos, três dias. O quero dizer para cada um de vocês: que nós estávamos aqui com um obituário de 3.88 de pessoas que morreram por dia e, quando tomamos essas decisões, posso dizer para você que nós, praticamente, diminuímos acentuadamente os óbitos em Catalão, também as internações em UTI e as internações no hospital de campanha. Por exemplo, há 24 horas, nós tivemos um óbito, em 48 horas atrás nós tivemos também praticamente um. O prefeito que não tomar essa decisão, quero dizer que estou no meu quarto mandato, tenho experiência e não tomar decisão de não cumprir um decreto do governador que está tendo um desgaste em fazer esse próprio decreto para todos nós. Quero dizer que vamos fazer o decreto, seguindo todo o Decreto do governador Ronaldo Caiado. Mas seguindo com a decisão do toque de recolher as 20 horas e, acima de tudo, com a não venda de bebidas alcoólicas. Não vamos na conversa de alguns prefeitos que às vezes não tem a coragem de tomar decisão. Um homem que administra uma cidade, um médico como eu, não pode omitir e não pode negligenciar: omitir é não tomar decisão favorável à comunidade e negligenciar é deixar continue acontecendo os óbitos aqui na nossa cidade ou no Estado de Goiás, sem nenhum de nós tomarmos essa decisão. Quero conclamá-los para que todos nós, prefeitos de Goiás pudéssemos acompanhar o Decreto do governador que a gente possa voltar nossa normalidade o mais rápido possível".


Muitas pessoas da população manifestaram nas transmissões feitas pelas redes sociais durante o percurso da carreata. "Movimentação pela vacinação para todos? Oba, esse é o único movimento justo, o resto não justifica", comentou a internauta Lidiane Mendonça.

Alexandra da Silva colocou: " É fácil apontar o dedo nos comerciantes, tendo salário garantido, como os políticos. Difícil é ver a gente com um mês sem trabalhar, com um monte de dívida, demitindo pais e mães de família e não ver nada real sendo feita, como compra de vacinas que é o que vai solucionar".

Edvaldo Souza de Melo, colocou: "Os defensores da morte".

"Tem que ter uma solução, não acho errado fechar, mas acho que tinha que ser tudo. Fechar os coitados dos pequenos e deixar indústria e montadoras é covardia", lamentou Ronan Bispo.

O Comitê de Enfrentamento criado pelos empresários da cidade foi procurado pela nossa equipe, através de três empresários da linha de frente, destes três nos responderam.

O presidente da Associação Comercial de Catalão - ACIC/CDL, Cesar Safatle foi categórico ao dizer que participaram sim, do evento, mas que as manifestações por parte dos comerciantes não tiveram cunho político: "Fazemos parte do Comitê Empresarial de Combate ao Coronavírus que foi criado para representarmos os empresários de Catalão em busca de soluções menos traumáticas para os nossos associados. Comitê este apolítico quê, através do diálogo com a Secretária de Saúde, Ministério Público e a Prefeitura Municipal, onde mostrando com números que nas nossas lojas é onde menos se contamina. Realizamos várias reuniões e levamos várias sugestões nesse sentido. Sobre o movimento do ultimo domingo, que era em defesa de nosso comércio no movimento estivemos presente com uma faixa solicitando a abertura do comércio ou no mínimo continuar o atendimento Delivery e com o cliente podendo buscar suas compras na porta da loja. Mais no ato, haviam também pessoas radicais, contrárias ao diálogo e união com os poderes constituídos ( Secretaria de Saúde, Ministério Público , Prefeitura e Governo do Estado). Queremos manifestar quê a ACIC/CDL não aprova a politização em relação ao trabalho que estamos fazendo em defesa dos nossos empresários!".

"ACIC/CDL, SindiLojas e nosso Comitê Empresarial Catalano contra COVID, sempre foram contra LOCKDWN, e tivemos sim a participação dessa carreata passiva, sem ato político, apesar que o pessoal da oposição ao prefeito, apareceu, mas não demos oportunidade de uso de microfone. E após os comentários do prefeito, onde o prefeito falou que o Sidney não conseguiria nem "11 carros na carreata", o movimento do povo revoltado e passando fome foram pra ruas protestar sim!

E acrescentou: Tenho admiração particular pelo Adib Elias, mas ultimamente, está sendo dito algumas palavras "duras" e "desafiadoras" e é isso que revolta à população, o povo está com fome e tem várias empresas já fechadas, sem pagar a rescisão de seus colaboradores! Os catalanos rezaram e muito pelo Adib Elias, até porque foi o melhor prefeito de nossa cidade, mas neste quarto mandato poderia fazer a diferença, como por exemplo, o tratamento precoce contra COVID. Já foi comprovado que o tratamento precoce contra COVID funciona sim", colocou o empresário Vinícius.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários