No último dia 22 de março, os vereadores de Davinópolis estiveram reunidos na 6ª sessão ordinária da Câmara Municipal. A sessão foi marcada pela analise e votação de projetos e requerimentos, além de informes a respeito de emendas parlamentares destinadas à Secretaria Municipal de Saúde, garantidas após a mobilização de vereadores junto à bancada de deputados estaduais e federais. A ordinária contou com também com a presença do secretário municipal de saúde, Winas Martins Borges.
Em uso da palavra o vereador Wilker Ferreira fez informação sobre a viabilização da emenda parlamentar junto à deputada federal Magda Mofatto para a área da saúde. "Gostaria de pedir licença para entregar em mãos ao secretário de saúde Winas Martins Borges a emenda de R$ 180 mil reais para a aquisição de uma Camionete 4 x 4 Diesel, que garantimos para o nosso município", disse o parlamentar.
Winas agradeceu a mobilização do vereador Wilker para garantir a emenda e salientou que a quantia será usada na aquisição de um veículo que fará transporte de pacientes para tratamentos em Goiânia e Barretos. "Muito importante essa emenda da deputada Magda Mofatto, fica nosso agradecimento e vamos agora da providencias burocráticas", ressalvou o gestor da saúde.
O vereador Ricardo Machado da Silveira, que havia cobrado respostas sobre o Aterro Sanitário Controlado na última reunião, disse que a Gestão Municipal já consertou o maquinário e deu inicio as melhorias no espaço. "Quero agradecer o prefeito Diogo Rosa por ter atendido o requerimento de arrumar o maquinário que já está fazendo trabalho no Aterro Controlado, a secretária do meio ambiente está correndo atrás para serem feitas as mudanças e adequações necessárias", explica o edil.
Em resposta a fala do vereador Wilker, o presidente da Câmara, José Maurício de Campos (Migaia) disse que já foi oposição e reconhece o quanto é importante se cobrar respostas. "Fico agradecido de saber que você está tranquilo, que é oposição, mas quer o bem do município", disse Migaia
A vereadora Michelle Severino agradeceu a emenda encaminhada ao município. "A gente tem uma necessidade então essa verba será bem usada na saúde de Davinópolis", falou. A vereadora também informou que encaminhou ofícios a Serra do Facão para que a empresa colabore com o projeto de reforma do cemitério.
Projetos aprovados
Ainda na 6ª ordinária, os vereadores entraram em regime de votação para apreciar quatro Projetos de Lei (PL). O primeiro, PL 004/2021, trata da reestruturação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-FUNDEB), foi aprovado por unanimidade.
Em seguida, foram apreciados os PLs nº 005/2021, que trata da revisão geral anual do vencimento base dos servidores públicos efetivos, comissionados, pensionistas e inativos, e o PL 006/2021, que trata da revisão de salário dos parlamentares de Davinópolis. Os dois projetos também foram aprovados por unanimidade.
O projeto de resolução nº 005/2021, de autoria da Mesa Diretora, também foi aprovado nessa reunião. Esse projeto autoriza a prorrogação das medidas temporárias para prevenção da infecção pela covid-19 na Câmara Municipal.