A Prefeitura De Caldas Novas lançou, durante coletiva a imprensa, realizada na noite desta terça-feira, 30, o Centro de Atendimento e Triagem para o Enfrentamento da Covid-19 (CAT), localizado na Escola Municipal Mather Izabel, na Vila São José. O local que irá funcionar todos os dias, das 7h às 19h, será inaugurado nesta segunda-feira, 5/4. O anúncio foi feito, na Câmara Municipal de Caldas Novas, pelo prefeito Kleber Marra e pelo secretário de Saúde, João Osório.
De acordo com o prefeito, o objetivo do CAT é atender de forma rápida e efetiva os pacientes com sintomas iniciais e leves de Covid-19. "Com isso vamos desafogar o Hospital de Retaguarda, que será exclusivo para pacientes com sintomas avançados da doença, que se dará somente com encaminhamento médico", explica o chefe do Executivo.
Segundo o secretário de Saúde, João Osório, o CAT irá oferecer atendimento médico, testagem de Covid-19, prescrições médicas para tratamento de Covid-19, através do diagnóstico precoce, atendimento pós-diagnóstico e acompanhamento de Assistência Social. "Foi montada toda uma estrutura para atender a população ainda nos primeiros sintomas e com isso viabilizar o tratamento precoce, através do diagnóstico de Covid-19 logo nos primeiros dias", fala Osório.
Durante a coletiva de imprensa, o prefeito destacou também as principais ações da Prefeitura para conter a propagação da Covid-19 em Caldas Novas. "Desde o início do ano todos os esforços estão voltados para combater o avanço do vírus em nossa cidade, como, por exemplo, a locação de 10 novos leitos de UTIs, através de uma parceria entre o poder público e a rede empresarial de Caldas Novas e Rio Quente, além de mais 15 leitos de enfermaria do Hospital Nossa Senhora Aparecida, que estão também a nossa disposição", disse Kleber Marra.
Na área da Saúde, foram feitos inúmeros investimentos, como, a aquisição de um compressor de ar, que atende às exigências da NBR 12.188 e de um tanque de oxigênio de quase 3 mil litros. Ambos foram instalados no Hospital de Retaguarda. Também foram utilizados R$ 200 mil em testes de Covid-19 para a população.
Por sua vez, João Osório ressalta ainda que foi publicado um edital para contratação de profissionais para atuarem na linha de frente da Saúde com remuneração especial. "Os profissionais da saúde passam por uma sobrecarga muito grande, sem falar que colocam a vida em risco todos os dias para salvar a vida de nossa população e por isso merecem ser valorizados e reconhecidos", garante.
Foi criada também a Força-tarefa Covid-19, que conta com a participação de várias secretarias municipais, força policial e Vigilância Sanitária para reforçar a fiscalização do cumprimento de protocolos por parte dos estabelecimentos da cidade, além de combater as festas clandestinas e aglomerações.
Vacinação
Caldas Novas já recebeu 9.897 doses de vacinas contra a Covid-19. Destas, 7.803 pessoas receberam a primeira dose e 1.644 a segunda dose. Já foram imunizados os profissionais da linha de frente da Covid, acamados com mais de 60 anos e idosos com mais de 67 anos. A vacinação segue a todo a vapor, seguindo a disponibilidade de doses recebidas pelo Governo de Goiás.
Nesta terça-feira, a Prefeitura recebeu 1.630 doses da vacina AstraZeneca/Fio Cruz para imunizar idosos a partir de 66 anos, que serão aplicadas na quarta-feira, 31. Há também 450 doses em estoque para serem aplicadas como segunda dose nos idosos e nos profissionais de saúde que receberam a primeira dose dia 8 e 9 de março, no dia 5 de abril.
No entanto, a Prefeitura já iniciou as articulações para adquirir vacinas com a emenda de R$ 2 milhões que será destinada pela deputada federal, Magda Mofatto. "Assim que o dinheiro entrar na conta, vamos enviar o projeto para a Câmara de Vereadores para que seja autoriza a compra dos imunizantes", informa o prefeito Kleber Marra.
Fonte: Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Caldas Novas