Nesta terça-feira (8), a prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria de Saúde, comemorou o recebimento de 60 unidades de proterores faciais para evitar a disseminação do novo coronavírus (covid-19). O país enfrenta dificuldade na oferta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devido à alta demanda global nos últimos meses.
Os novos protetores serão utilizados pelos profissionais de saúde da cidade. O equipamento é produzido a partir de PLA, um termoplástico biodegradável, e foi confeccionado em impressoras 3D. Segundo publicação no site da Universidade Federal de Catalão (UFCat), os protetores foram entregues à secretaria "devidamente embalados, desinfectados e com um material contendo as recomendações para conservação e uso do equipamento".
Ainda de acordo com a publicação, membros do curso de enfermagem também fizeram um cálculo para levantar como será feita a distribuição dos equipamentos na rede de saúde municipal.
Startup do Piauí auxiliou UFCat
TRON Ensino de Robótica Educativa,micro-empresa piauíense, também colaborou para a produção dos protetores. Por ter projetos semalhantes em andamento, eles forneceram informações quanto às normas da Agência Nacional de Vigilâcia Sanitária (Anvisa) a serem atendidas na produção de EPIs semelhantes.
Depois de colocada à disposição da Secretaria de Saúde de Catalão, os protetores serão distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Samu e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Recurso do MEC