Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Via Rotary, CMOC entrega primeira remessa de kits-testagem à Prefeitura de Catalão

Chegada do primeiro lote foi oficializada no auditório da prefeitura nesta manhã; 7 mil testes já estão à disposição da secretaria de saúde

Por Redação em 13/04/2020 às 13:45:10
Representantes da mineradora, secretaria de saúde e rotary clube. (Reprodução/CMOC/Redes Sociais)

Representantes da mineradora, secretaria de saúde e rotary clube. (Reprodução/CMOC/Redes Sociais)

Na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito de Catalão, Adib Elias (Podemos), acompanhado do secretário de Saúde, Velomar Rios e de representantes do Rotaty Clube Catalão e da mineradora CMOC, anunciou o recebimento do primeiro lote de kits para testagem do novo coronavírus (covid-19) na cidade.

Ao todo, 20 mil testes serão entregues pela mineradora por meio do Rotary Clube Catalão. Nesta segunda (13), 7 mil testes já foram entregues à secretaria de saúde. "Quando o prefeito Adib fez a solicitação à CMOC, para que pudesse ajudar na aquisição desses testes, a CMOC prontamente se pôs favorável a ajudar. Nessa primeira remessa 7 mil testes serão disponibilizados", disse o secretário de saúde Velomar.

Os presidentes do Rotary: Carlos Duarte (RC Catalão 1° de Novembro), Mariano Erlei (RC Catalão Solidariedade), Jader Soares (RC Catalão) e o governador assistente do Distrito 4770, Dr. Clésio Cunha. (Reprodução/Rotary Catalão)
O secretário também explicou que, devido às restrições legais da mineradora para fazer doações diretas a órgãos públicos, a pasta teve a participação indispensável do Rotary Catalão, entidade que intermediou a doação dos kits de testagem. "Quero agradecer os três clubes de rotary, que se colocaram à disposição, e também à mineradora CMOC. Esse material será usado com muita responsabilidade, inclusive foi montado um protocolo por uma equipe de médicos para que façamos bom uso do material e não joguemos dinheiro fora", explicou Velomar.

Canais oficiais x fake news

Na fala, o secretário Velomar Rios pediu que a população evite se informar por meio de sites não-oficiais. "Nós voltamos a dizer para que qualquer pessoa, antes de divulgar, dê uma olhada no site da prefeitura e na página, nossas informações serão sempre de acordo com o que está acontecendo, é uma obrigação nossa informar a comunidade, e ela tem todo o direito de saber o que está acontecendo em Catalão em relação a COVID-19", declarou.

Prevenção

Durante a entrega dos kits de testagem, o prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior, agradeceu a toda a equipe da secretaria de saúde pelo empenho no combate ao novo coronavírus. O prefeito também citou que, quando soube do primeiro caso em Catalão, se sentiu um pouco abalado.

Prefeito de Catalão, Adib Elias discursa durante entrega dos kits. (Reprodução/CMOC/Redes Sociais)
"Quase um mês atrás quando eu noticiei o primeiro caso em Catalão, confesso que fiquei braqueado, passei a sexta de noite muito mal, o sábado muito mal, mas como sempre isso me caracteriza, de trabalhar inclusive no domingo, eu vim para cá no domingo de manhã e fui ficar pensando e discutindo com os companheiros, e foi aí que eu pensei naquele momento em comprar os testes rápidos pra Catalão, talvez uma das poucas cidades dos 5.500 municípios do Brasil que está recebendo o teste rápido nesta quantidade", falou.

O prefeito disse que fez uma ligação para o médico da mineradora, e aguardou retorno sobre como a operação seria feita para que os testes chegassem até as unidades de saúde.

Adib ainda disse que "estamos lutando contra o desconhecido", mas que os órgãos de saúde da cidade estão cumprindo seu papel. "Estamos lutando contra o desconhecido e eu entendo que estamos no caminho certo. (?) Ninguém aqui é dono da cidade, o que nós queremos é que as pessoas sejam felizes e sem problemas. De todas as cidades, Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Jataí, todas com alguns casos e nós com um só. Então as pessoas tem que entender que é preciso ficar dentro de casa".

CMOC contra o novo coronavírus

Ciente de sua responsabilidade social e engajada na luta contra o coronavírus/Covid-19, a CMOC decidiu contribuir com 20.000 kits de testes de identificação do coronavírus para o atendimento à população da comunidade do entorno de suas operações no Estado de Goiás, através dos Rotary Club Catalão, 1° de Novembro e Solidariedade.

O primeiro lote dos kits, fundamentais para a detecção de casos positivos durante essa pandemia que assola o mundo, foi entregue na manhã desta segunda-feira (13/4), no Centro Administrativo Érico Meirelles.

Além do prefeito Adib Elias e do secretário de Saúde, Velomar Rios, compareceu à entrega, o Governador Assistente Área VI do Distrito 4770 acompanhado dos presidentes: Carlos Duarte (Rotary Club Catalão 1° de Novembro), Jader Soares (Rotary Club Catalão) e Mariano Erlei Mesquita (Rotary Club Catalão Solidariedade) e o gerente de Relações Governamentais da CMOC, Henrique Anadan, que destacou a importância da parceria entre a Empresa e os órgãos públicos.

"É um momento de união, de nos esforçamos para vencer mais este desafio. Tenho certeza que todos nós, moradores da região, estamos cientes das nossas responsabilidades, cada um fazendo a sua parte e ajudando uns aos outros quando possível", disse Henrique Anadan.

Os kits já estão disponíveis na rede pública de saúde de Catalão. Os testes são realizados por meio de coleta sanguínea, que apontam o resultado em 10 minutos, promovendo agilidade na detecção dos casos positivos, o que é essencial para garantir o atendimento adequado aos pacientes e reduzir a propagação do vírus.

A CMOC tem cerca de quatro mil postos de serviço (próprios e terceiros) e é uma das maiores geradoras de empregos da região. A Empresa vem tomando medidas que garantam a segurança da sua força de trabalho, como a implementação de trabalho remoto (home office) temporário para os profissionais cuja presença física não seja essencial nas operações, e a efetivação de um plano de contingência, que reduziu significativamente a quantidade de pessoas trabalhando nas plantas.

O Governador Assistente da Área VI do Distrito 4770 - representou os três Rotary da cidade. "É momento de unimos pelo ideal de servir, estivemos dias atrás juntos na Secretaria Municipal de Saúde levando as mãos rotarianas em um outro projeto social que é o de fabricação de máscaras e ep'is pelo Rotary Club Catalão, na oportunidade o presidente Carlos Duarte do Rotary Club Catalão 1° de Novembro diante aprovação de sua instituição colocou a disposição de sua sede social Edifício João Paschoal para instalação se necessário de um hospital de campanha para atender toda a cidade e o Rotary Solidariedade sempre agindo em conjunto nas ações, e assim somos conectados", disse.

Prevenção

"Nossa prioridade é a saúde e a segurança dos empregados, dos familiares e da comunidade onde atuamos. Quando vimos a possibilidade de adquirir os kits de teste, imediatamente formalizamos uma parceria com o prefeito Adib Elias que, não mediu esforços para cooperar com esta iniciativa. Demonstrou estar muito empenhado em ajudar no combate à epidemia na região. Estamos também fazendo a nossa parte. Em nossas plantas já reduzimos o contingente em cerca de 2000 pessoas (50%), nos adaptando para seguir operando e honrando os compromissos com os empregos e a arrecadação de tributos pela cidade. Implementamos todas as medidas preventivas de acordo com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde. Agradeço aos empregados que permanecem trabalhando, firmes, para mantermos nossa operação, sempre com segurança em todos os nossos processos. ", afirma o Diretor de Assuntos Corporativos da CMOC, Eduardo Lima.

A CMOC vem ampliando os seus procedimentos de prevenção desde a confirmação dos primeiros casos de coronavírus pelo mundo, quando proibiu viagens internacionais de seus empregados, em janeiro, até a elaboração de uma série de medidas para reduzir a exposição ao vírus, como:

- Intensificação das atividades de limpeza e desinfecção diária das áreas comuns, como portarias e refeitórios;

- Medição da temperatura corporal de todos os empregados e terceiros antes do acesso às unidades;

- Disponibilização de álcool gel e lenços antissépticos nas dependências de uso comum em todas as unidades;

- Restrição de acesso aos visitantes;

- Proibição de viagens nacionais e internacionais;

- Distância mínima nos refeitórios;

- Comunicação constante para lavarem as mãos, higienizarem os EPIs e evitarem exposição desnecessária em sua rotina fora do trabalho.

Orientações por telefone

Para conscientizar, informar e atender às pessoas, a CMOC criou um canal telefônico de uso exclusivo para empregados, familiares e contratados. O serviço disponibiliza contato com profissionais da saúde, 24 horas por dia, para atendimento às dúvidas sobre o coronavírus, permitindo reportes no caso de contato com algum doente, sintomas e/ou detecção da doença.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários