O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia se reuniram na manhã desta quinta-feira (13/05) para definir ações alusivas ao Maio Amarelo ao longo deste mês. As atividades a serem desenvolvidas visam colocar em debate o papel de cada cidadão no compartilhamento seguro das vias.
Na ocasião, foi realizada a apresentação de projetos que propõem o envolvimento direto da sociedade nas ações educativas e uma reflexão sobre a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os pedestres, ciclistas, condutores e passageiros a optarem por um trânsito mais seguro. Segundo o diretor técnico do Detran-GO, Isac Silva de Souza, a proposta é integrar as ações dos municípios com as do Governo do Estado para efetivar o resultado, construindo um trânsito mais seguro para todos os goianos.
O encontro contou com a participação do diretor técnico do Detran-GO, Isac Silva de Souza; gerente de educação para o trânsito, Pablynne de Carvalho; diretor de educação de trânsito da SMT Goiânia, Horácio Ferreira; vice presidente da Câmara, Fábio Ideal; Secretário de Mobilidade e Defesa Social, Roberto Cândido; Diretor de Educação de Trânsito da SMTA, Célio Dias Dos Santos; presidente do SINATRAN Aparecida de Goiânia, Elias Rosa; presidente da OAB subseção de Aparecida de Goiânia, Dr. Francisco Sena; Polícia Militar, Major Wanderley Alves Mouro; Corpo de Bombeiro Militar, Coronel Pedro Carlos; representante da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, Bruno da Silva Santos.
Após o encontro, o diretor técnico do Detran-GO, Isac Silva Souza, foi debatedor da palestra "A campanha de trânsito Maio Amarelo e as ações realizadas pela SMM", do "Webinar Campanha Maio Amarelo e os desafios da advocacia de trânsito na atualidade", elaborado pela Ordem dos Advogados do Brasil Goiás, Escola Superior de Advocacia Goiás e Comissão de Direito do Trânsito.
Blitz Educativa em Petrolina de Goiás
Educadores de Trânsito do Detran-GO levaram nesta quinta-feira a mensagem do Movimento Maio Amarelo a mais de 500 pessoas na Praça Teófilo Vieira Mora, em Petrolina de Goiás, em parceria com a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e Polícia Militar do município. A cidade, localizada a 75 quilômetros da capital, contou com ação específica para pedestres e o respeito à sinalização de trânsito.
De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, os acidentes são consequência de escolhas inadequadas e arriscadas, sendo a maioria deles causada por imprudência. Por isso o Movimento Maio Amarelo surgiu com o objetivo de, por meio de uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, colocar em pauta o mote segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.
Durante todo o mês de maio o Detran-GO se mobiliza com os parceiros em prol de um trânsito melhor, levando consciência da segurança viária aos pedestres e condutores do estado.