Na última sexta-feira (21/05), a Federação Goiana de Municípios (FGM), inaugurou a reestruturação da sede em Goiânia, tendo a participação de 150 prefeitos da solenidade de forma virtual, com o compromisso com o municipalismo por meio de uma gestão integrada e parceira.
"Eu não sou concorrente de nenhum prefeito. Cabe a mim ser parceiro de vocês. Meu objetivo é chegar ao cidadão goiano", afirmou o governador Ronaldo Caiado.
O governador também pediu aos prefeitos que trabalhem junto com o Governo de Goiás para melhorar todas as regiões do Estado. "Me considerem parceiro, não podemos ter um Goiás desenvolvido e outro excluído. Vamos trabalhar para levar qualidade de vida à nossa população. Vamos arregaçar as mangas, fazer com que o nosso dinheiro multiplique - um pouquinho do governo estadual, um pouquinho de cada município", projetou.
Na apresentação dos novos espaços, como a recepção com a galeria dos ex-presidentes da entidade atualizada, o destaque ficou por conta da Sala dos Prefeitos e Prefeitas, batizada de Maguito Vilela, em homenagem ao prefeito eleito de Goiânia que faleceu, no último mês de janeiro, em decorrência da Covid-19.
"Ele foi prefeito, senador da República, governador do Estado de Goiás, deputado federal, deputado estadual, prefeito de Aparecida de Goiânia e por fim prefeito de Goiânia. Transitou por toda área política e deixou como marca forte o trabalho social que deu a ele toda a credibilidade. Maguito governou com seriedade, transparência e ética", homenageou Caiado.
Segundo Cunha, a renovação faz jus ao trabalho de prefeitos e prefeitas de Goiás, que tornam a inovação e capacitação marcas da FGM. O presidente da entidade reforçou o trabalho pelo municipalismo goiano e a parceria com o Governo do Estado.
"A entidade não é para fazer oposição e nem ser situação. Ela é para ser justa, é para reconhecer um trabalho de um governo de todos. A entidade tem uma direção partidária, e reconhece o trabalho republicano e democrático do governador Ronaldo Caiado", pronunciou Cunha.
"Justa homenagem ao médico do povo de Crixás", diz Lincoln Tejota sobre homenagem da FGM ao Dr. Orlando Naziozeno
Ao inaugurar, ao lado do governador Ronaldo Caiado, a nova a sede da Frente Goiana Municipalista, o vice-governador Lincoln Tejota destacou a homenagem ao ex-prefeito de Crixás, Orlando Naziozeno, que dá nome à Galeria de Ex-Prefeitos da instituição. "Ele foi um amigo pessoal da minha família, pessoa afável, muito querido ao povo de Crixás e região", lembrou emocionado.
A FGM também prestou homenagem ao ex-governador e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, ex-prefeito de Goiânia Maguito Vilela que batiza a Sala dos Prefeitos e Prefeitas. Segundo o vice-governador, belos memorais a dois homens que deixaram um legado inestimável na política goiana.
Importância
O presidente da Alego, Lissauer Vieira, afirmou ser uma satisfação prestigiar as novas instalações da FGM e também receber uma homenagem da entidade, que, segundo ele, é tão importante para os municípios. ""Como parlamentar, costumo dizer que o foco da minha atuação é municipalista, pois reconheço que os benefícios precisam chegar primeiro nas nossas cidades, para beneficiar diretamente a população que vive e depende do desenvolvimento do município. Desejo ainda mais sucesso à direção da FGM para realizar um trabalho de respaldo aos gestores municipais".
Parceria
Em seu discurso, o governador Ronaldo Caiado disse que a FGM sempre o ajudou em todos os momentos desde o começo de seu mandato como governador. ""Eu não sou concorrente de nenhum prefeito(a), cabe a mim como governador, ser parceiro de cada um de vocês. O meu objetivo é chegar ao cidadão goiano, ao cidadão que mora no estado de Goiás"", disse.
""Me considerem um parceiro, o processo da disputa eleitoral é só em 2022, até lá vamos arregaçar as mangas, vamos trabalhar e vamos fazer com que o dinheiro se multiplique com um pouquinho do governo estadual, um pouquinho de cada município e com isso vamos dar uma qualidade de vida, vamos cuidar de Goiás como um todo, vamos ter uma visão de cidadania, de amor ao próximo e cada vez mais de humildade para realizar aquilo que as pessoas esperam de um político seja o que nós nos comprometemos a fazer, com dignidade, com ética e transparência"", finalizou Caiado.
Participações
Participaram virtualmente do evento os prefeitos de: Abadiânia, Alexânia, Anhanguera, Aragarças, Arenópolis, Aurilândia, Bom Jesus de Goiás, Bonfinópolis, Cachoeira Alta, Cachoeira de Goiás, Cachoeira Dourada, Caçu, Caiapônia, Caldas Novas, Campestre de Goiás, Campinaçu, Campinorte, Campos Belos, Campos Verdes, Castelândia, Chapadão do Céu, Corumbaíba e Cristalina.
Também marcaram presença de maneira remota os dirigentes de Damolândia, Diorama, Divinópolis de Goiás, Edealina, Edeia , Estrela do Norte, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Goiatuba, Guapó, Guarinos, Hidrolina, Inaciolândia, Itaguari, Itapaci, Itapirapuã, Itauçu, Ivolândia, Jandaia, Jaraguá, Jataí, Jesúpolis, Joviânia, Jussara, Lagoa Santa, Mara Rosa, Marzagão, Matrinchã, Maurilândia, Mimoso de Goiás, Minaçu, Mineiros, Monte Alegre de Goiás, Montividiu, Montividiu do Norte, Mossâmedes e Mundo Novo.
E ainda, os prefeitos de Nova Aurora, Nova Crixás, Nova Glória, Nova Roma, Nova Veneza, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Orizona, Ouro Verde de Goiás, Ouvidor, Padre Bernardo, Palestina de Goiás, Palmeiras de Goiás, Palminópolis, Panamá, Paraúna, Perolândia, Petrolina de Goiás, Pilar de Goiás, Piracanjuba, Piranhas, Pirenópolis, Pires do Rio, Pontalina, Porangatu, Porteirão, Portelândia, Posse,Professor Jamil, Quirinópolis, Rialma, Rianápolis, Rio Quente, Rubiataba, Sanclerlândia, Santa Bárbara de Goiás, Santa Fé de Goiás, Santa Helena de Goiás, Santa Isabel, Santa Rita do Araguaia, Santa Tereza de Goiás, Santo Antônio da Barra, Santo Antônio de Goiás, São Domingos, São Luís de Montes Belos, São Simão, Simolândia, Uruana, Valparaíso de Goiás, Vianópolis, São João da Parauna, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, São Luiz do Norte, Cromínia, Acreúna, Buriti de Goiás, Cabeceiras, Vicentinópolis e Senador Canedo.
O encontro foi realizado de maneira híbrida, com as presenças no local, além do governador, do vice-governador, Lincoln Tejota; o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Joaquim de Castro; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; bem como de prefeitos, prefeitas e municipalistas goianos.