Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goiânia: Gestão da Capital promove recuperação de nascentes

Ação no Dia Mundial do Meio Ambiente contou com o plantio de 600 árvores

Por Redação, Vitória Caetano, da editora de Meio Ambiente em 05/06/2021 às 16:18:20
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito Rogério Cruz reforçou o compromisso de darmos a Goiânia o título de cidade mais verde do mundo.

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito Rogério Cruz reforçou o compromisso de darmos a Goiânia o título de cidade mais verde do mundo.

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a Prefeitura de Goiânia realizou ações de recuperação de áreas degradadas que abrigam nascentes de córregos do município.

"Essa era uma área utilizada para descarte de lixo e que nós estamos vendo ser transformada. Proteger uma nascente hoje é proteger a vida, proteger a cidade, proteger o futuro", afirmou Raimundo Pereira, morador do Jardim Fonte Nova em Goiânia.

Cerca de 600 árvores foram plantadas em fontes de água que dão origem ao Córrego da Vovó e ao Córrego Fonte Nova em Goiânia. "Nós estamos trabalhando na recuperação e proteção desses locais para preservar de forma cada vez mais incisiva os nossos recursos hídricos", afirmou o prefeito Rogério Cruz.

De acordo com levantamento da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Goiânia possui 89 nascentes catalogadas, 15 delas em áreas de parques da capital. "A Amma monitora os locais, faz a limpeza, proteção e cercamento das fontes de água e atua com planos de recuperação para as áreas mais deterioradas", explicou o presidente da agência, Luan Alves.

"O plantio de árvores facilita a infiltração de água no solo, alimentando as nascentes, e como diminui a temperatura do ambiente, deixam o solo úmido por mais tempo. As raízes auxiliam também como barreiras naturais de contenção da terra, o que evita a erosão e o consequente assoreamento das nascentes", contou Luan Alves.

A ação contou também com o apoio do Batalhão Ambiental Mirim da Polícia Militar. Segundo a Major Sônia dos Santos, responsável pela unidade, o envolvimento das crianças e dos moradores da região é fundamental para a iniciativa. "Essa ação envolve não só os órgãos públicos, mas a comunidade que está aqui ao redor. Nós fazemos o plantio, mas são os moradores que ajudam a cultivar, a cuidar, a recuperar a área juntamente com a Prefeitura", afirmou a major. "Quando a comunidade está engajada, o resultado é mais duradouro, é perene", enfatizou.



Fonte: Com Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Goiânia

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários