Uma ação de limpeza realizada na última sexta (11/6), as margens do Ribeirão Pirapitinga e Ri Paranaíba, retirou cerca de 1000 quilos de lixo em um trecho de 1 quilômetro, no local que é considerado uma área de preservação permanente.
A iniciativa é do Projeto Proteger o Meio Ambiente é responsabilidade de todos e marcou as atividades da Semana de Meio Ambiente na cidade de Anhanguera.
A ação contou com o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação, Transportes, Obras e Serviços Públicos, além da participação de voluntários e moradores de Anhanguera.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Adelaine Meira da Costa, o objetivo do trabalho é promover a educação ambiental e chamar a atenção da população para o problema. Visando diminuir o lançamento de resíduos no rio, bem como a degradação das suas áreas de preservação permanente. Entre os resíduos retirados tambores, copos, garrafas de plásticos e de lata entre outros.
Para a Adelaine, as atividades realizadas foram de grande importância para o meio ambiente. "Mobilizações como estas são muito relevantes, porque são iniciativas da comunidade local. São medidas fundamentais, frutos de ações de sensibilização ambiental que realizamos com a população. Tivemos a oportunidade de realizar o plantio de mudas as margens dos rios, como forma de reflorestamento da área".
Participando da atividade, o prefeito de Anhanguera Marcelo Paiva salientou que "é muito importante o cuidado com este espaço, sendo um dos recursos naturais mais importantes da nossa cidade. Pedimos a toda população, que utilize as margens dos Rios e tenha cuidado não depositando lixo em lugares inadequados", orientou o gestor anhanguerino.