Um projeto de Catalão (GO) – de um total de 15 do Brasil - está entre os selecionados para a terceira edição do Edital da Água, iniciativa do Instituto Mosaic para apoiar ações com a comunidade, valorizando e incentivando melhores práticas de gestão da água, com foco no aumento da disponibilização do recurso
"Neste ano, nós recebemos um grande número de projetos e com grandes ideias para a melhor gestão dos recursos hídricos. Estamos muito felizes com a mobilização que o Programa tem gerado nas organizações e na sociedade para colocar em prática ações que auxiliem no processo educativo, na disponibilidade, na proteção e no tratamento da água. Os resultados trazem muitos benefícios para as comunidades das mais diferentes formas e também bons exemplos para serem seguidos e replicados", comenta Paulo Eduardo Batista, diretor de Performance Social da Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados e mantenedora do Instituto Mosaic.
Em Catalão, o projeto selecionado foi do Centro de Integração Social da Mulher Vida Mulher Viva, com o objetivo de transformar a área degradada do Córrego Caçador em um espaço de convivência para fins ambiental e social.
Neste ano foram recebidas 70 inscrições de todo o Brasil. Os projetos foram avaliados de acordo com o regulamento divulgado e escolhidos por um júri formado por Conselheiros do Instituto Mosaic e profissionais especialistas da área. "Iniciativas como o Edital da Água, que incentivam e fomentam projetos locais, possuem um alto potencial transformador na sociedade" Gilmar Araújo, gerente geral do Complexo Mineroquímico da Mosaic Fertilizantes em Catalão.
O Edital da Água tem o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) como parceiro técnico e responsável pela gestão e, em sua primeira edição, foi ganhador de duas categorias do Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento Ambiental 2019, realizado pela Rede Brasil do Pacto Global, da ONU, sendo reconhecida nas modalidades Ação Coletiva e Proteção e Restauração de Ecossistemas.
Fonte: Com informação de Fernanda Salatini CDN Comunicação