Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Fieg lança emissão do Certificado de Origem Digital (COD) e da Declaração de Livre Venda (DLV) para empresas de Catalão e da Região Sudeste

Serviço de emissão do Certificado de Origem (COD) é ampliado, por meio de parceria com o Senai Goiás. Documento atesta origem do produto e proporciona mais competitividade a empresas exportadoras

Por Redação, Carlos Duarte em 08/07/2021 às 17:10:26

O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fieg promoveu, na última quarta-feira (07/7), o lançamento do serviço de emissão do Certificado de Origem Digital (COD) e Declaração de Livre Venda (DLV) para empresas de Catalão e municípios que integram o polo econômico do Sudeste Goiano. O evento, realizado em ambiente on-line, contou com participação de representantes de grandes empresas sediadas na região e micro e pequenos empresários. A iniciativa conta com parceria estratégica do Senai Goiás, que sediará posto avançado do CIN, e busca proporcionar agilidade e mais competitividade às indústrias exportadoras ao trazer para perto a emissão do documento.

"A implantação do posto avançado do CIN vem para beneficiar um dos principais polos industriais de Goiás. Além de Catalão, outros 17 municípios da região passam a contar com serviço que busca romper barreiras e incentivar a exportação de produtos made in Goiás. Uma ação estratégica para encurtar distâncias", afirmou o presidente do Conselho Temático de Comércio Exterior (CTComex) da Fieg, Emílio Bittar, na abertura do evento.

A descentralização do serviço de emissão do COD faz parte do planejamento da Fieg para ampliar a atuação do CIN nos municípios do interior de Goiás. Além de Catalão, Anápolis e Itumbiara já contam com postos avançados e está programado o lançamento do serviço para Rio Verde, Barro Alto e Niquelândia até o final do ano.

Inicialmente, a ação estará focada na emissão do Certificado de Origem, mas a coordenadora do CIN/Fieg, Johanna Guevara, lembra que a Fieg possui amplo portfólio de serviços para apoio à internacionalização das empresas goianas, promovendo cursos, capacitações e programas com foco em instrumentar as indústrias, sobretudo micro e pequenas, para se lançarem no comércio exterior. "Com a pandemia, ampliamos nossa atuação digital, sendo possível participar dos treinamentos de forma 100% on-line, ao vivo e com interação com o instrutor", frisou Johanna, que reforçou que o apoio não é somente para exportação, mas também para importação de insumos para produção.

A diretora da Unidade Integrada Sesi Senai Catalão, Aliana Calaça, parceira da iniciativa, reiterou o compromisso das instituições com a competitividade das indústrias e agradeceu a presença dos empresários da região na live. "É um orgulho disponibilizar mais esse serviço em nosso portfólio de soluções para as indústrias".

A representante da HPE-Mitsubishi, Carla de Oliveira Silva, resumiu o sentimento dos empresários presentes. "Trabalhamos muito com a Fieg para trazer esse benefício para Catalão, então é uma alegria! Além de agilizar o processo, a emissão do COD em Catalão reduz custos para empresas".

O lançamento foi acompanhado pelo secretário municipal de Indústria e Comércio, Cairo Batista; pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (Simecat), Carlos Albino; pela diretora do Sebrae Fernanda Lobato; representantes das empresas John Deere, CMOC, Mosaic, Friato e WGO e micro e pequenos empresários da região.


COD - CERTIFICADO DE ORIGEM DIGITAL

O Certificado de Origem é o documento que atesta a origem do produto, tornando-o mais competitivo para a empresa exportadora e permitindo a conquista de novos mercados no exterior. Além disso, o COD pode conceder redução ou isenção do imposto de importação e garante acesso preferencial ao mercado externo para determinados países.

Dentre as vantagens, o COD permite ao importador a redução do imposto de importação e, ao exportador, aumento da competitividade no mercado internacional. A emissão de certificados de origem realizada pelo CIN Goiás atende todos os requisitos previstos nos acordos firmados pelo Brasil, sendo a Fieg a única autorizada em Goiás pela Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) a emitir o COD.


POSTO AVANÇADO EM CATALÃO

Unidade Integrada Sesi Senai

Fone: +55 (64) 3445-1700

Av. Dr. Lamartine Pinto de Avelar, n. 1.400, St. Universitário, Catalão - GO

Fonte: Com Informações da FIEG Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários