Professor Alemão Klaus Werner Capelle que fará consultoria por mais de 90 dias na UFCAT foi recepcionado no auditório do Centro Administrativo
Muitos têm sido os avanços na cidade de Catalão e eles têm acontecido em todos os setores. A educação tem tido importantes conquistas que refletem direta e indiretamente na vida em sociedade dos catalanos. Depois de ser elevada a Universidade Federal de Goiás, campus Catalão, à Universidade Federal de Catalão – UFACat - o processo de adaptação e melhorias dessa nova e independente fase são constantes. Esta semana, por exemplo, um novo projeto que tem total apoio da Prefeitura Municipal foi anunciado pela reitoria da universidade. É o Projeto do Núcleo de Apoio a Ciências e Engenharia, denominado Projeto de Cooperação Técnica entre a UFCat e a Universidade Federal do ABC.Por ocasião do anúncio do projeto e começo dos trabalhos, em cerimônia realizada no auditório do Centro Administrativo Érico Meirelles.
O consultor alemão que será responsável pela execução e desenvolvimento de todo o projeto junto à equipe da UFCat, Klaus Werner Capelle, foi recepcionado pelo prefeito Adib Elias, acompanhado do secretário de Educação Dr. Leonardo Pereira Santa Cecilia e depois apresentado na solenidade.
Com importantes pesquisas concluídas no país, Klaus Werner Capelle, vem para dar dicas para a gestão e desenvolvimentos de ações e projetos na Universidade Federal de Catalão. "É um momento muito importante não só para a nossa cidade, mas também para o ensino público brasileiro, principalmente no que tange respeito às universidades federais públicas. Hoje o Estado de Goiás conta com mais duas universidades: Jatai e Catalão. Sim, Catalão. É uma realidade. Nós somos Universidade Federal de Catalão que já traz uma história de mais de 30 anos. E aqui, nós precisamos construir uma nova universidade, a partir desse histórico. Não desconsiderando o que nós fomos até aqui e sem desconsiderar o que é necessário construir de novo de aqui em diante. E isso só é possível porque podemos contar com o apoio incondicional da Prefeitura em nome do nosso prefeito Adib Elias Junior que nos dá condições da permanência desse professor experiente de valor imensurável e que tem muito a nos ensinar e muito a construir conosco, nos conduzindo no processo de relação com as empresas, com o setor público, setor privado, colaborando com a produção tecnológica de conhecimento dos nossos pesquisadores, também na formação de alunos, profissionais e de novos pesquisadores. A universidade está aqui para isso. E a vinda do professor Klaus terá um impacto econômico e social muito grande. Aqui estamos prontos para começar esse trabalho", disse a Reitora Pro Tempore da UFCat, Roselma Lucchese.
Em sua fala o gestor catalano Adib Elias falou da importância do trabalho, da competência do consultor recém-chegado à cidade e das perspectivas. "Nesses 96 dias que o professor Klaus ficará aqui, temos muito a aprender com ele para que a gente possa cada vez mais transformar a nossa Catalão numa das cidades importantes principalmente em cultura e educação do Brasil".
Klaus Werner Capelle, por sua vez, disse: "Recebo cada palavra com muito entusiasmo e otimismo. Eu vejo aqui em Catalão um cenário diferente. A Universidade Federal de Catalão, tem uma herança da UFG, uma instituição renomada e reconhecida e ao mesmo tempo tem a oportunidade de inovar, procurar seu próprio perfil, ousar e fazer as coisas diferentes. Por isso, é um cenário único, a UFCat tem um potencial enorme. Então poderemos usufruir disso com o apoio do poder público, por isso parabenizo o Prefeito por essa preocupação, o envolvimento do município. Faremos aqui um diagnóstico das potencialidades, das possibilidades e a partir daí daremos alguns palpites, com uma palavra mais chique daremos consultoria. Pretendo me dedicar ao máximo e estou aqui à disposição".
Klaus Werner Capelle. (Alemão).
Possui mestrado (1993), doutorado (1997) e livre-docência (2005) em Física pela Universität Würzburg (Alemanha) e diploma Master of Physics pela University of New Mexico at Albuquerque (EUA, 1991). Sua dissertação de mestrado de 1993 e a tese de doutorado de 1997 ganharam, em suas respectivas categorias, o prêmio de melhor trabalho do ano da Faculdade de Física da Universität Würzburg. Klaus Capelle fez pós-doutorado no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC/USP, 1997-1998), foi bolsista Jovem Pesquisador da FAPESP no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC/USP, 1999-2003), e foi pesquisador ou professor visitante na University of Missouri at Columbia (EUA), University of Bristol (Inglaterra), University of Lund (Suécia) e Freie Universität Berlin (Alemanha). De 2003 a 2009 foi professor da Universidade de São Paulo (IFSC/USP) e desde 09/2009 é professor titular da Universidade Federal do ABC (UFABC).
Em 2011, ele recebeu o Certificate of Appreciation da Sociedade Americana de Química (ACS) e, em 2012, o prêmio Outstanding Referee da Sociedade Americana de Física (APS), ambos pelos serviços de parecerista e avaliador de trabalhos científicos. Fator h=23. Na UFABC foi Pró-Reitor de Pesquisa no quadriênio 2010 a 2014. Em 2013, foi eleito Reitor da UFABC para o quadriênio 2014 a 2018, tendo obtido maioria dos votos em todas as categorias de votantes. Permaneceu na Reitoria de fevereiro de 2014 a maio de 2018, cumprindo um mandato de 4 anos seguido por 4 meses como Reitor pro tempore..Como Reitor integrou a Andifes, onde foi idealizador e primeiro presidente da Comissão das Novas Universidades Federais do Brasil, e presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. Foi membro do Conselho do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e é membro do Conselho do Ranking Universitário da Folha de São Paulo. De junho 2018 a janeiro 2020; foi diretor científico do projeto Ciência, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). (Informações da SECOM de Catalão)