Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goiânia: Estudantes campeões mundiais de robótica são homenageados pela gestão da capital

Por Redação, Denise Ribeiro, da editoria de Inovação, Ciência e Tecnologia / Fotos: Jackson Rodrigues em 02/08/2021 às 18:42:34

O prefeito Rogério Cruz entregou nesta segunda-feira (2/07), certificados de Honra ao Mérito a 15 estudantes e dois professores da Escola Sesi Canaã. Os alunos, membros da equipe Geartech Canaã, venceram o torneio Asia Pacific Open Championships 2021, evento considerado um dos mais importantes do mundo. O campeonato aconteceu nos dias 9 a 11 de julho, na Austrália, mas a participação dos goianos foi online, devido à pandemia. Os estudantes também se sagraram tricampeões da First Tech Challenge (FTC), um dos três torneios do Festival Nacional de Robótica, ocorrido no mês junho.

"Nós sabemos que a tecnologia é o avanço primordial para qualquer país do mundo. Saber que temos jovens como esses na nossa cidade de Goiânia, estudando, desenvolvendo seus conhecimentos, participando de torneios e sendo campeões mundiais, é gratificante. É mais do que justa a homenagem", destacou o prefeito Rogério Cruz.


O secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, elogiou o trabalho do Sesi Goiás, voltado para o ensino da robótica e da tecnologia. "Esse é o caminho e levaremos esse projeto, que tem dado tão certo, para nossas escolas municipais", garantiu.

Com medalha de ouro no peito e Certificado de Honra nas mãos, a estudante Júlia Martins expressou sua gratidão. "Automaticamente, passa na minha cabeça todo o trajeto que a gente percorreu para conseguir esse prêmio. E não só para mim, mas para a história da Geartech Canaã. É muito gratificante poder carregar isso no peito, levar isso ao Brasil, ao SESI e ao mundo", disse a estudante emocionada.

Novidades

Em primeira mão, o prefeito convidou os estudantes para o lançamento do projeto Cidade Inteligente, que deve acontecer nos próximos meses. "Apresentaremos a vocês e a toda a cidade de Goiânia o que estamos fazendo e trazendo de tecnologia para tornar Goiânia uma cidade inteligente", adiantou Rogério Cruz, informando que o projeto iniciará com a implantação de uma sandbox (caixa de teste) na região da Avenida 24 de outubro, em Campinas, onde serão instaladas câmeras com reconhecimento facial e de som, iluminação de LED inteligente, wifi, entre outras tecnologias. "As pessoas poderão ver a tecnologia funcionando e escolher as que serão implantadas por toda a cidade", destacou.

Aos estudantes, o prefeito falou ainda sobre o projeto Muralha Digital, que fará um cerco com câmeras inteligentes instaladas nas divisas da cidade com outros municípios. "Se um carro roubado no Piauí entrar em Goiânia, saberemos. A polícia poderá acompanhar o veículo roubado pelas câmeras. Isso é só o início de tudo que faremos, pois queremos que Goiânia seja de fato uma cidade inteligente".

Para o presidente da Fieg, Sandro Mabel, a nova conquista mundial dos estudantes do Sesi Goiás é reflexo dos investimentos feitos na modernização e melhoria do ensino, com valorização de docentes e atualização e ampliação de unidades e laboratórios. "As escolas Sesi e Senai formam campeões. É assim que Goiás vai se destacar, com investimento na educação, que deverá somar R$ 120 milhões nos próximos três anos", disse.

Na ocasião, ele entregou ao prefeito Rogério Cruz programa de parcerias entre Sesi, Senai e o município, destinado a potencializar esforços na área de educação, tecnologia e inovação.

Participaram também do evento de homenagem aos estudantes os secretários Municipais de Inovação, Ciência e Tecnologia, André Martins; de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa, Paulo Henrique Silva; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel; o vice-presidente da Fieg, André Rocha; o diretor Regional do Senai, Paulo Vargas; e o diretor de Educação, Tecnologia e Inovação do Sesi Senai, Claudimir Bonotto.

Alunos homenageados

Arthur Assis Santos, Gabriel Craveiro de Oliveira Garcia, Gustavo Barcelos Gonçalves, Heitor Santana Oliveira, João Lucas Marino de Melo, João Victor Fonseca Querino, João Victor dos Santos Soudré, Júlia Adelina Alves Martins, Letícia Sued de Souza, Luiz Guilherme Soares, Magno Levi Albino Souza, Maria Clara dos Santos Barbosa, Matheus Aires Amorim, Tiago Siqueira de Oliveira, Vitória Monteiro de Oliveira,

Professores homenageados

José Nazaré Rodrigues Barros Júnior, Laís de Paiva Sabino

Fonte: Com Informação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Goiânia

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários