O projeto Horta Escolar foi ampliado pela Prefeitura de Goiânia, na volta às aulas, e já faz parte da rotina de alunos de 260 instituições municipais e conveniadas da capital. Além do plantio de hortaliças em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e de estimular o protagonismo das crianças, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promove oficinas lúdicas nas unidades que integram o projeto.
Nos próximos dias, a Gerência do Programa de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Gerpae/SME) realizará atividades, seguindo todos os protocolos de biossegurança que o momento exige, na Escola Municipal Mônica De Castro Carneiro e nos Cmeis Jardins do Cerrado IV, Finsocial, Marcia Lorena Mendes e Cristiano Emídio.
Durante as atividades desenvolvidas nas unidades, que retomaram às aulas, os gestores do projeto conscientizam os alunos sobre a relevância da alimentação saudável. "O programa, que tem custo zero para o município, funciona como um laboratório a céu aberto, promove educação ambiental e tem a missão de ensinar nossos educandos a plantar, cuidar da terra e colher alimentos saudáveis", afirma o titular da SME, Wellington Bessa.
Embaixadora do projeto, a primeira-dama Thelma Cruz afirma que o Horta Escolar é importante, sobretudo, para garantir a segurança alimentar dos alunos, que passaram mais de um ano e quatro meses longe das salas de aula. "Já visitamos inúmeras instituições e vi de perto esse projeto que sensibiliza e motiva as nossas crianças a levarem para casa o conceito de alimentação saudável", pontua.
Cronograma de atividades nos próximos dias:
27/8 Cmei Finsocial
31/8 Cmei Jardins do Cerrado IV
01/9 Cmei Márcia Lorena
17/9 Cmei Cristiano Emídio
28/9 Escola Municipal Mônica De Castro Carneiro
Fonte: Com Informação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Goiânia