A Enel Distribuição Goiás realiz
A caravana vai integrar a Ação de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural, promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com apoio da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), da Prefeitura de Porteirão, da Enel e de outros parceiros. "Para a Enel é uma oportunidade única fazer parte desse comitê estadual que tem foco na conscientização dos produtores rurais e das pessoas em geral em relação ao risco das queimadas. O fogo próximo à rede elétrica pode causar curtos-circuitos, levando ao desarme do sistema ou até mesmo?a?danos estruturais, impactando diretamente no abastecimento de energia", ressalta o diretor de Infraestrutura e Redes da Enel Goiás, José Luis Salas.
Serviços
A Caravana #EnelporVocê realiza das 8h às 16h e com participação do projeto Enel Compartilha Consumo Consciente com o Troca de Geladeiras e o Troca de Lâmpadas. Nesta edição, as 30 geladeiras serão destinadas a clientes pré-selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Já a troca de lâmpadas poderá ser feita por qualquer cliente residente em Porteirão, no limite de até 10 lâmpadas por cliente. Para participar, basta levar um documento com foto, a última conta de energia paga e as lâmpadas usadas para serem trocadas. Serão recebidas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes - exceto modelos tubulares -, que têm alto consumo de energia. Elas serão trocadas por modelos LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos mais antigos.
Os clientes de Porteirão também poderão contar com as facilidades de uma loja móvel da Enel, onde serão oferecidos todos os serviços disponíveis nas lojas tradicionais da empresa, como adesões, parcelamentos, religações, negociações de débitos e ligações novas. Ainda será feito o cadastro dos clientes aptos a participar do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica dos clientes baixa renda.
A Enel Distribuição Goiás tem investido fortemente em melhorias e manutenções na rede elétrica de Porteirão. Entre 2017 e 2020, a companhia investiu cerca de R$ 1,5 milhão em obras de qualidade, conexões rurais, instalação de equipamentos tecnológicos e ações de melhorias nas redes de média e baixa tensão. Essas obras permitem maior flexibilidade na operação da rede, além de contribuir para a diminuição das ocorrências de falta de energia elétrica.
Para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico do município, a companhia intensificou o número de manutenções na região. Somente entre 2020 e agosto deste ano, a companhia realizou 2,5 mil podas de árvores que estavam em contato com a rede, corrigiu cerca de 1 mil pontos de degradação, como cabos deteriorados, cruzetas podres e isoladores danificados e limpou 560 quilômetros quadrados de faixa de servidão na zona rural. Adicionalmente, foram inspecionados cerca de 200 quilômetros de redes a fim de identificar possíveis pontos de anomalias e programar as manutenções necessárias.
Aliadas às manutenções, a Enel investiu na instalação de tecnologia na rede de Porteirão por meio de equipamentos telecontrolados. Até o momento, cinco equipamentos telecontrolados, entre religadores automáticos e chaves telecomandadas, já estão em operação nas redes trifásicas do município. Outros dois religadores automáticos de redes monofásicas também estão instalados e em funcionamento. Os aparelhos telecomandados permitem a operação do sistema de forma remota, pelo Centro de Operações, localizado em Goiânia, dando mais agilidade na retomada do fornecimento de energia em casos de falhas.
Os investimentos realizados em Porteirão já refletem nos indicadores de qualidade da empresa, que tiveram melhora significativa no período de atuação da Enel em Goiás. "Em 2017, quando a Enel assumiu a distribuição de energia em Goiás, os porteirenses tinham uma frequência média de interrupções no fornecimento de energia de 24 vezes ao ano, e essas interrupções tinham uma duração média de 54,5 horas. Hoje, esses indicadores de qualidade melhoraram muito: as frequências das quedas de energia caíram para 14,6 vezes ao ano (- 40%) e a duração baixou para 31,42 horas (- 42%)", ressalta Salas.
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Enel Distribuição Goiás