O Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura de Davinópolis por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última terça-feira (14/09) a II Conferência Municipal de Saúde, que foi transmitida de forma online direto do Plenário Vereador Renato Manoel da Silva da Câmara Municipal de Davinópolis, devido à pandemia.
Participaram da II Conferência, o Prefeito Diogo Rosa Nunes, a 1ª dama Jamila André, o Procurador Jurídico do Município – Dr. João Henrique Nunes, o Secretário Municipal de Saúde, Winas Martins Borges, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jose Francisco de Souza, a Enfermeira Coordenadora do ESF, Valeria Cristina Silva de Souza e os vereadores: Ricardo Machado da Silveira, Alessandro Bento Marques e Ronaldo Cassimira; o Sub-Coordenador de Regulação e Representante Regional do Conselho Municipal de Saude, Osnir José Paulista da Fonseca e a Coordenadora de Performance da Regional Saúde Estrada de Ferro, Suelma Maria de Rezende.
A II Conferência Municipal de Saúde abordou o Tema: "Os desafios da atenção básica no contexto da pandemia".
O tema teve como objetivo fortalecer a participação e controle social e legitimação do SUS, como política pública para garantia de acesso com equidade, integridade e melhor qualidade, bem como, avaliar a situação de saúde do município.
A Conferência contou com palestra ministrada pela Enfermeira Coordenadora do ESF, Valeria Cristina Silva de Souza, que fez a apresentação em cima do tema: "Os desafios da atenção básica no contexto da pandemia"; Leitura do Regimento Interno e Apresentação das Propostas.
As discussões e apresentações de propostas foram divididas em três eixos: Promovendo Saúde na Pandemia; Saúde Mental – Enfrentamento do novo perfil de usuários da saúde mental da pandemia, e Participação da Comunidade na Saúde.
Na Conferência Municipal de Saúde foram consolidadas as propostas para construção das diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Saúde e Plano Plurianual para o período de 2022 a 2025.