Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Alego: Sob comando de Coronel Adailton, sessão especial nesta 2ª-feira homenageou o Dia do Turismo e o Dia do Turismólogo

Por Redação, Carlos Duarte Fotos: Carlos Costa em 27/09/2021 às 23:52:28

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta segunda-feira, 27/9, solenidade em comemoração ao Dia do Turismo e Dia do Turismólogo e entrega de Certificado do Mérito Legislativo a Antolinda Baía Borges, a Tia Tó, in memoriam. A sessão especial foi realizada no plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por iniciativa do deputado Coronel Adailton (Progressistas), presidente da Comissão de Turismo da Casa.

Participaram do evento os deputados Vinícius Cirqueira (Pros) e Jeferson Rodrigues (Republicanos), o presidente da Agência Estadual de Turismo, Fabrício Borges Amaral, o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade de Goiás, Ricardo Rodrigues Gonçalves, a presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTur-GO), e a coordenadora do Observatório de Turismo de Goiás, Geovana Tavares, além de secretários e representantes de diversos municípios goianos.

Reconhecimento


Na abertura do evento, Adailton ressaltou a importância da data. Ele lembrou, ainda, que é autor da propositura que criou o Dia Estadual do Turismólogo. "Foi um justo reconhecimento aos profissionais que se qualificam para o desenvolvimento do nosso turismo", afirmou, defendendo sua posição favorável à inclusão do turismólogo no quadro de servidores civis do estado de Goiás, com a consequente realização de concurso público específico, visando aprimorar a prestação de serviços na área e valorizar essa carreira tão importante.

O parlamentar ressaltou sua valorização no que se refere à formação em Turismo, com a contratação de estagiários para atuação na comissão. "Foi a primeira vez que essa prática foi adotada, e esperamos que isso se torne permanente", frisou. O presidente do colegiado já antecipou o convite para a realização do Terceiro Seminário Legislativo do Turismo, programado para o mês de novembro.

Homenagem póstuma

Ao tratar da importante data para o turismo, o deputado parabenizou todos aqueles que se dedicam ao setor, os empreendedores, trabalhadores, gestores e autoridades. Além da celebração pelas datas comemorativas, o parlamentar também salientou a homenagem póstuma a Tia Tó, por sua importante contribuição para que a cidade de Goiás hoje possua o título de Patrimônio da Humanidade, concedido pela Unesco.

Adailton ressaltou que, com o surgimento da pandemia, provocada pela covid-19, foi necessário adequar o cotidiano à nova realidade. "E adaptamos nossa atuação conforme o momento, ora de forma presencial, ora remota, e assim conseguimos apoiar o turismo em um momento tão crucial que impôs sacrifícios ao setor." Ele relembrou que a última atividade externa promovida pela Comissão de Turismo foi uma visita à região das Águas Quentes.

Acessibilidade

Outro ponto de destaque da atuação do colegiado foi o avanço obtido com a criação do grupo de trabalho sobre acessibilidade no turismo. "Nos dá uma perspectiva de inclusão da pessoa com deficiência, a exemplo de atuação do Audier Gomes, que é deficiente visual e trabalha na Goiás Turismo. Ele nos acompanhou no mês de agosto em visita técnica ao município de Colinas do Sul, na Chapada dos Veadeiros, oferecendo contribuições sobre como tornar o turismo local mais acessível. Por sinal, encaminhei emenda para obra em estrutura de atendimento aos turistas no município, com a exigência da adoção de critérios de acessibilidade."

Adailton afirmou que, com isso, se quer chamar a atenção para a expressão que se tornou um chavão durante a pandemia, que o turismo foi o primeiro a fechar e o último a reabrir. "Mas, como fiz referência à nossa visita a Colinas do Sul, a Comissão de Turismo foi a última da Casa a realizar uma ação externa e agora retomou com o primeiro evento externo, ou seja, fomos os últimos a parar, mas os primeiros a voltar às atividades plenas, sem contar que nesse meio tempo, de forma adaptada, continuamos nosso trabalho."

O parlamentar reafirmou que um dos setores mais afetados pelas medidas de isolamento impostas devido à pandemia de covid-19, o turismo ressurge como exemplo de força e reinvenção. "As perspectivas são otimistas, confirmando que o pior já passou."

"À frente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, temos investido na parceria com entidades e técnicos do setor, como a Goiás Turismo, no sentido de apoiar projetos e a busca de recursos federais para fomentar iniciativas nos municípios goianos", salientou.

Valorização

A presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTur) e coordenadora do Observatório de Turismo de Goiás, Geovana Tavares, afirmou que a categoria luta por maior empregabilidade, melhor remuneração e para que a profissão seja reconhecida, pois os profissionais trabalham com atividades essenciais como entretenimento e cultura.

"O lazer é um direito de todos. Dar oportunidade para os colegas turismólogos é extremamente importante. A Goiás Turismo vem atuando bravamente com excelentes profissionais. Está sendo dada uma oportunidade para construirmos um turismo mais efetivo para o estado. Estamos pensando de forma mais sustentável e, principalmente, com parceria, respeitando o que o outro tem para entregar. Nosso estado tem um ponto forte que é a ética, nós respeitamos as hierarquias, e o deputado Adailton é exemplo disso, de respeito e dedicação", disse.

Família

Presidente da Agência de Turismo de Goiás (Goiás Turismo), Fabrício Amaral afirmou que o turismo nos faz refletir além da profissão, que precisa ser competente e compromissada. Ele ressaltou uma maior participação dos prefeitos nos eventos. "Estão entendendo, de fato, o que o turismo pode fazer para Goiás, como fator de desenvolvimento social e econômico."

Ao relembrar seu histórico profissional, atuante na área desde 2004, afirmou que é a primeira vez que via alguém do Legislativo encher a boca para falar de turismo, como tem feito Coronel Adailton. Além de relembrar também o apoio do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania). "Ele também esteve de mãos dadas conosco."

Para Fabrício, o setor é a sustentação da base de uma família para que estejam juntos. Diante da importância de garantir a continuidade dos trabalhos do setor, o presidente da agência estadual também afirmou que é preciso construir o Marco Regulatório do Turismo de Goiás. "Temos que contribuir para o futuro. É de fato o que nós acreditamos, e chegar daqui mais um tempo e saber, que a política pública foi construída."

Presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade de Goiás, Ricardo Rodrigues Gonçalves ressaltou a parceria com a Comissão de Turismo da Alego, na pessoa de seu presidente, deputado Coronel Adailton: "Aqui, eu sei que temos as portas abertas, e hoje sentimos essa amizade, de poder ter diálogo franco para discutir sobre tudo que é votado em favor do turismo."

Homenagem

Durante a sessão, foi entregue o Certificado do Mérito Legislativo, pelo trabalho de excelência e dedicação na promoção da cultura e do turismo no estado de Goiás, à senhora Antolinda Baía Borges, a Tia Tó, in memoriam, que foi representada pelas sobrinhas Maria do Rosário Ramos Jubé Vasconcelos e Maria do Rosário Coutinho.

Nascida em 16 de maio de 1932, em Curralinho, atual Itaberaí, Tia Tó aos 2 anos de idade se mudou para a cidade de Goiás. Ela estudou no tradicional Colégio Santana. Em 1969 foi inaugurado o Museu de Arte Sacra da Boa Morte, na Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, sob a coordenação de Tia Tó e Elder de Passos. Ela foi diretora do museu até 2019.

Tia Tó foi guardiã das igrejas da cidade de Goiás pela Fundação Nacional Pró-Memória, precursora do atual Iphan e recebeu diversos prêmios e condecorações por seus feitos ainda em vida.

Adailton destacou que seu legado deve ser mantido vivo, com especial cuidado e preservação do inestimável acervo histórico, artístico e cultural da antiga Capital.

Palestra

A publicitária e técnica em turismo Tatiana Fernandez, de Mato Grosso, proferiu palestra em que tratou do tema "Turismo na Prateleira - Transformando potencial em atrativo". Ela falou sobre a importância do momento. "É de extrema maturidade, com diálogos cooperados e interesse das prefeituras com apoio técnico. O momento é de conquista e comemoração. Quando comecei no Mato Grosso o potencial era o Pantanal e Mato Grosso, com 35 municípios agora. Goiás tem feito o mesmo", realçou.

Tatiana disse que tem sido percebida a rapidez do setor em ocupar os postos de trabalho. Afirmou que há o desenvolvimento baseado nos recursos humanos, diferente de outros setores como agricultura e comércio, enfatizando que o turismo é a entrega de serviços valorizados pelos recursos humanos. "As emoções são subsidiadas pelo humano. O turismo retomou as atividades nesse pós-pandemia."

Fonte: Com Informação da Assessoria da Agência de Notícias da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários