Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Araguari comemora aniversário de 110 anos de inauguração da Estrada de Ferro de Goyaz

Ferroviários, convidados e prefeito de Anhanguera Marcelo Paiva marcam presença

Por Redação, Carlos Duarte em 29/09/2021 às 15:02:31

Em comemoração aos 20 anos de aniversário da Fundação Araguarina de Educação e Cultura – FAEC – foram realizados em Araguari vários eventos para celebrar tão importante conquista que veio, desde 2001, atender às demandas na área cultural, educacional e da preservação de bens patrimoniais históricos materiais e imateriais e, dentre eles, destacou-se o evento na manhã desta última terça feira (28 de setembro), que marcou os 110 anos da inauguração do primeiro trecho ferroviário da Estrada de Ferro de Goyaz, ligando Araguari a Engenheiro Bethout, na divisa dos estados de Minas e de Goiás, às margens do rio Paranaíba.

A ação festiva na Casa da Cultura foi coordenada pela Prefeitura de Araguari, por meio da FAEC, em parceria com a Minas Editora e com o escritor e pesquisador Edmar César Alves, autor do livro Estrada de Ferro de Goyaz – As Fitas de Aço da Integração, palestras sobre a história da antiga e saudosa Goyaz, lançamento do projeto do futuro Parque dos Ferroviários, entrega de certificados, sessão de autógrafos e exposição de material da estrada de ferro.

Personalidades agraciadas com o Certificado de Reconhecimento pelo apoio à preservação da história ferroviária

Com a participação de vários antigos e atuais ferroviários, gerações de construtores das linhas de ferro, autoridades locais, representantes de entidades de classes, clubes de serviços, convidados em geral e a presença marcante do prefeito de Anhanguera, Marcelo Paiva, que foi recebido pela vice-prefeita de Araguari, Maia Cecília, presente ao evento.

Em suas palavras o escritor Edmar César destacou a data de 28 de setembro de 1911, marco histórico da antiga Goyaz que assinalou, naquela data, o início da grande epopeia das Estradas de Ferro que se transformaram na principal artéria do transporte de cargas e de passageiros da região, abrindo fronteiras, ligando o Triângulo Mineiro ao Sul de Goiás, rasgando o solo dessas regiões isoladas, até então, dos grandes centros do país. A ferrovia foi o divisor de águas na busca incessante pelo progresso e pelo desenvolvimento da região. Aos poucos Minas e Goiás, pelos trilhos, se interligaram aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e aos demais centros do território nacional. Assim ressaltou o escritor: "em nosso livro consta valioso registro em homenagem aos 125 anos da chegada e implantação da ferrovia em Araguari – Companhia Mogyana de Estradas de Ferro – em 15 de novembro de 1896, marco inicial da Estrada de Ferro de Goyaz que teve Goiânia como a ponta da linha e, hoje, comemoramos os os 110 anos da inauguração do primeiro trecho ferroviário da nossa extinta e inesquecível Goyaz.

Na oportunidade, foi apresentado pelo presidente da FAEC Diogo Machado e pelo Assessor Especial da Prefeitura de Araguari, Lucas Martins, arquiteto, o projeto inicial do futuro Parque dos Ferroviários que ocupará, inicialmente, a área interna do antigo Complexo da Goyaz. Dentre outros, no local haverá áreas de entretenimento, lazer e cultura, com pista de caminhada numa extensão aproximada de 1.000 metros, além de, posteriormente, conectar com outro projeto denominado Caminho dos Trilhos.

Vários outros projetos estão sendo criados, estudados e desenvolvidos com pesquisas, levantamentos de dados, apreciação e avaliação, alinhados com a necessidade, condições e com o devido aproveitamento de áreas abertas e de imóveis do Complexo Ferroviário com o propósito de dar-lhes condições de funcionamento com garantia da preservação e da manutenção exigidas de acordo com orientações e legislações.

Na solenidade, ferroviários e autoridades foram agraciados com o Certificado de Reconhecimento pelo apoio incondicional prestado à preservação da história da Estrada de Ferro de Goyaz.

Marcelo Paiva, prefeito de Anhanguera, neto e filho de ferroviário que participou, efetivamente, dos eventos comemorativos aos 110 anos da EFG em Araguari, recebeu outorga e destacou a importância da estrada de ferro no contexto do desenvolvimento da região, principalmente de Anhanguera que foi a primeira cidade do Estado de Goiás a receber os trilhos. O gestor anhanguerino finalizando o seu discurso, cumprimentou a família ferroviária ressaltando a importância da preservação da história e a união de todos, deixando aos presentes a seguinte frase: "que essa chama nunca se apague".

Prefeito de Anhanguera Engenheiro Marcelo Paiva com o Quepe e Apito de Chefe de Estação finalizou a solenidade dos 110 anos da Estrada de Ferro de Goiás

Após a solenidade foi servido um coquetel aos presentes e aberta a exposição de material ferroviário que se estendeu durante todo o dia, abrilhantando ainda mais as comemorações dos 110 anos da inauguração do primeiro trecho entregue ao tráfego ferroviário da Estrada de Ferro de Goyaz.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários