Em comemoração aos 20 anos de aniversário da Fundação Araguarina de Educação e Cultura – FAEC – foram realizados em Araguari vários eventos para celebrar tão importante conquista que veio, desde 2001, atender às demandas na área cultural, educacional e da preservação de bens patrimoniais históricos materiais e imateriais e, dentre eles, destacou-se o evento na manhã desta última terça feira (28 de setembro), que marcou os 110 anos da inauguração do primeiro trecho ferroviário da Estrada de Ferro de Goyaz, ligando Araguari a Engenheiro Bethout, na divisa dos estados de Minas e de Goiás, às margens do rio Paranaíba.
A ação festiva na Casa da Cultura foi coordenada pela Prefeitura de Araguari, por meio da FAEC, em parceria com a Minas Editora e com o escritor e pesquisador Edmar César Alves, autor do livro Estrada de Ferro de Goyaz – As Fitas de Aço da Integração, palestras sobre a história da antiga e saudosa Goyaz, lançamento do projeto do futuro Parque dos Ferroviários, entrega de certificados, sessão de autógrafos e exposição de material da estrada de ferro.
Com a participação de vários antigos e atuais ferroviários, gerações de construtores das linhas de ferro, autoridades locais, representantes de entidades de classes, clubes de serviços, convidados em geral e a presença marcante do prefeito de Anhanguera, Marcelo Paiva, que foi recebido pela vice-prefeita de Araguari, Maia Cecília, presente ao evento.
Na oportunidade, foi apresentado pelo presidente da FAEC Diogo Machado e pelo Assessor Especial da Prefeitura de Araguari, Lucas Martins, arquiteto, o projeto inicial do futuro Parque dos Ferroviários que ocupará, inicialmente, a área interna do antigo Complexo da Goyaz. Dentre outros, no local haverá áreas de entretenimento, lazer e cultura, com pista de caminhada numa extensão aproximada de 1.000 metros, além de, posteriormente, conectar com outro projeto denominado Caminho dos Trilhos.
Vários outros projetos estão sendo criados, estudados e desenvolvidos com pesquisas, levantamentos de dados, apreciação e avaliação, alinhados com a necessidade, condições e com o devido aproveitamento de áreas abertas e de imóveis do Complexo Ferroviário com o propósito de dar-lhes condições de funcionamento com garantia da preservação e da manutenção exigidas de acordo com orientações e legislações.
Na solenidade, ferroviários e autoridades foram agraciados com o Certificado de Reconhecimento pelo apoio incondicional prestado à preservação da história da Estrada de Ferro de Goyaz.
Após a solenidade foi servido um coquetel aos presentes e aberta a exposição de material ferroviário que se estendeu durante todo o dia, abrilhantando ainda mais as comemorações dos 110 anos da inauguração do primeiro trecho entregue ao tráfego ferroviário da Estrada de Ferro de Goyaz.