Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Aberlado Vaz tomará posse como Superintendente Regional da Codevasf nesta sexta-feira

Evento contará com presenças do ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho e do senador Vanderlan Cardoso_

Por Redação, Elizeth Araújo em 30/09/2021 às 12:00:00

A Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba e São Francisco (Codevasf), em Goiás, irá empossar o seu primeiro superintendente regional, Abelardo Vaz, nesta sexta-feira, 1º de outubro. O evento será realizado às 10 horas, na Secretaria da Agricultura do Estado, e contará com as presenças do ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho e do senador Vanderlan Cardoso, além do diretor presidente da Superintendência, Marcelo Andrade.

A Codevasf foi criada há 47 anos, mas só em 2017 contemplou Goiás, por meio de duas leis federais que ampliaram sua atuação, com a inclusão do vale do Rio Tocantins. Como o rio Araguaia é um dos seus afluentes, formando a bacia hidrográfica do Araguaia–Tocantins, 136 municípios goianos passaram a integrar a área de cobertura da Codevasf. Em julho de 2020, a Codevasf foi ampliada para todos os 246 municípios e outros estados brasileiros.

Atuação

A Codevasf atua em várias frentes. Leva infraestrutura básica, constrói estradas, pontes, diques e outras obras que já transformam algumas regiões em grandes produtoras de alimento, fomentando principalmente a agricultura familiar. Também é referência no repovoamento de rios, contenção de erosões e recuperação e conservação de nascentes, além de combater enchentes.

O escritório de apoio técnico da Codevasf em Goiás começou a funcionar em março de 2020. Para o senador Vanderlan Cardoso, que atuou no Senado pela ampliação da Superintendência e sua chegada ao Estado, a Codevasf representa mais emprego e mais renda para a agricultura familiar, e de forma sustentável. "Estamos contando com a Codevasf para gerar mais empregos aos goianos e mais renda para os nossos municípios, de forma que nos transformemos em agentes da retomada econômica do nosso país no pós-pandemia", ressalta o senador.

Agricultura familiar

A agricultura familiar tem sido trabalhada pela Codevasf por meio dos Arranjos Produtivos Locais (APL´s), aquisição de patrulhas rurais, máquinas para recuperação de estradas, recuperação de pontes e assistência técnica. "Com os APL´s do leite, peixe, mel, guariroba, pequi, frutas, quitandas, hortifruti que iniciamos na região Oeste de Goiás, estão previstos aumento de produção, venda e até possibilidade de exportação", conta entusiasmado o senador.

Superintende Regional

Formado em direito, pós-graduado em Processo Civil e Ciências Criminais, Abelardo Vaz Filho, foi prefeito da cidade de Inhumas, na região metropolitana de Goiás, por três mandatos. Entre diversas ações, destacou-se por inúmeras obras de infraestrutura, principalmente, por deixar a cidade totalmente asfaltada, 100% de água tratada e 70% de esgoto coletado e tratado. Abelardo também foi referência na geração de emprego e renda, com a criação de polos industriais, principalmente, nas áreas de confecção, alimentos e utensílios de alumínio.

Abelardo foi, ainda, presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM) por dois anos. Destacou-se por alcançar conquistas históricas como a independência dos municípios, defender o repasse integral de recursos da União e dos Estados aos municípios, o incremento de 1% do FPM do Governo Federal para os municípios e o aumento do valor de repasses de programas federais como, por exemplo, o "Saúde da família".

Aberlardo falou sobre suas ações frente à Superintendência Regional da Codevasf em Goiás. "Nossa expectativa é otimizar o trabalho da Codevasf no estado, trazer programas que a companhia já tem expertise, mas que ainda não foram implantados no Estado, buscar junto à bancada federal mais recursos para que possam ser investidos nos municípios e trabalhar não só com infraestrutura e destinação de equipamentos, mas, principalmente com a geração de emprego, renda e oportunidade de trabalho", disse.


Fonte: Com Informação da Assessoria de Comunicação do Senador Vanderlan Cardoso

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários