O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), foi a Brasília na tarde desta segunda-feira (18) em busca de apoio para habilitação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Goiânia. Para isso, ele esteve na Casa Civil e também no Ministério da Saúde. "Precisamos do apoio do Governo Federal para o cofinanciamento das nossas UPAs, conforme previsto na legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) e, por isso, mantemos frequente contato com ministros para nos auxiliar nesta questão", pontuou o prefeito.
Nas agendas, o prefeito estava acompanhado dos secretários José Firmino (Particular e Chefe de Gabinete), Durval Pedroso (Saúde), Valéria Petersen (Relações Institucionais) e Geraldo Lourenço (Finanças), que apresentaram, por exemplo, ao ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, toda a documentação de habilitação das UPAs, localizadas nos setores Jardim Novo Mundo, Chácara do Governador e Jardim América, que tramita no Ministério da Saúde. A qualificação da UPA do Residencial Itaipu também entrou em pauta.
De posse dos documentos, o ministro Ciro Nogueira se prontificou em ajudar Goiânia na habilitação das UPAs. "Me comprometo em auxiliar vocês, prefeito Rogério Cruz, no que for possível, além de solicitar junto ao Ministério da Saúde celeridade no processo", falou, ao acrescentar que o Governo Federal está de portas abertas aos municípios, sobretudo aqueles que buscam apoio na área da Saúde. "Sabemos o quão importante é para os municípios que suas UPAs, que prestam serviços 24 horas, sejam habilitadas", concluiu.
Do encontro com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, a comitiva do prefeito de Goiânia saiu bastante otimista, pois a documentação apresentada constatava os dados técnicos necessários para que as habilitações das UPAs sejam aprovadas. "Sabemos que esse é o segundo encontro da Prefeitura de Goiânia com o objetivo de tratar desse assunto e estamos dispostos a auxiliar no que for preciso", lembrou Cruz. Ele frisou ainda que os documentos serão analisados e as portarias publicadas no Diário Oficial da União.
O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, explicou que o processo de habilitação de uma UPA segue inúmeros procedimentos administrativos e etapas técnicas, até o alcance da habilitação e da publicação da portaria. "É um processo extenso, porém possibilita a qualificação dos serviços de saúde no município", relatou, ao considerar que a habilitação das unidades se consolida como importante dispositivo de saúde para população de Goiânia, principalmente em um período de pandemia.
Fonte: Com Informação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Goiânia