Acreditando em uma nova cultura de produção e de geração de renda e economia, a Prefeitura de Anhanguera através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Turismo lançou na noite desta última segunda-feira (25/10), o Projeto Limão Taiti, no plenário Vereador Douglas de Aguiar da Câmara Municipal de Vereadores da cidade.
A Gestão Municipal Marcelo Paiva têm como proposta iniciar o desenvolvimento da identidade econômica de Anhanguera, desenhando um formato de iconografia econômica local, pois questões temáticas alinham de forma concomitante duas questões importantes, sendo a economia e o turismo, por exemplo: Mara Rosa (GO) - capital do açafrão; Sorriso (MT) - capital do agronegócio; Ribeirão Preto (SP) - capital da canal; Patos de Minas (MG) - festa nacional do milho; Araçatuba (SP) - capital do boi gordo; São Miguel Arcanjo (SP) - capital da uva Itália; Marialva (PR) - capital da uva fina; Holambra (SP) - capital das flores; Uruana (GO) - capital da melancia e Anhanguera (GO) - futura capital do Limão Taiti.
As cidades acima citadas são conhecidas por suas "iconografia econômicas" e movimenta milhões em turismo, criando eventos temáticos, feiras, arranjos locais de produção e ainda, proporcionam o fortalecimento de cooperativas, agricultura familiar e o comércio local. "Nossa proposta é iniciar essa construção de identidade em Anhanguera pelo Limão Taiti."
A produção de limão gera uma renda média de R$ 1,2 bilhão no Brasil e as exportações da fruta faturam $ 80 milhões por ano. O Siciliano e o Taiti são as variedades mais produzidas no Brasil, além de serem os mais apreciados no mundo inteiro. O limão é rico em vitamina C. É um dos frutos mais usados na gastronomia. Vai bem no tempero de saladas e carnes. Dá frescor às frutas, vira sobremesa, chá, limonada e ajuda a tirar as manchas da cozinha. Limão pode ser aproveitado do suco até a casca. O óleo extraído da casca traz benefícios para a saúde e é usado na indústria de cosméticos.
De acordo com o prefeito de Anhanguera, Marcelo Paiva, um entusiasta da idéia desde de sua campanha, a escolha do limão taiti, foi uma decisão técnica, que apreciou as seguintes variáveis: mercado consumidor aquecido; fácil manuseio e produção; multi aplicações; baixo custo de produção; alta rentabilidade; aproveitamento doméstico e comercial. E o maior benefício é poder proporcionar está riqueza a toda população anhanguerina, para isso está distribuindo gratuitamente 1000 mudas selecionadas e registradas do limão taiti a todos que tiverem interesse, além de prover a devida assistência técnica e orientações de manuseio.
Marcelo salienta ainda que em um segundo momento, a Prefeitura vai estimular a criação de uma feira local com a temática do limão, para divulgar a nível regional o potencial produtivo e gradativamente ampliar a produção e a expansão de mercado. Não descartando ainda, propostas como organização de cooperativas e a criação de estrutura de beneficiamento.
Segundo a secretária de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Turismo, Adelaine Meira da Costa, neste primeiro momento diante determinação do prefeito Marcelo Paiva e trabalho de acompanhamento, cerca de 30 produtores rurais da cidade, serão beneficiados com o Projeto Limão Taiti, recebendo além das mudas, orientações técnicas e o apoio à comercialização dos produtos.
Na apresentação do Projeto Limão Taiti o consultor empresarial Carlos Augusto de Deus fez detalhamento para acesso a produção, técnica e a pôr no mercado.
O técnico em agropecuária, Albertino Cândido repassou aos presentes o conhecimento de como plantar o limão taiti? Desde da limpeza da área, correção do solo, marcação da área, coveamento, plantio e cuidados após o plantio.
Participaram também do ato de lançamento do Projeto Limão Taiti, a 1ª dama Susana Franco, o vice prefeito Flávio Pereira, os vereadores: Dercilio Rodrigues Dias II, Aparecido Miranda, Celmar Cardoso, o presidente da Câmara Gabriel Miranda Barbosa, além de inúmeros produtores rurais e membros da comunidade anhanguerina. Ao final da cerimônia, foi iniciado a distribuição de mudas, limão taiti já produzidos pelo produtor Murilo Paiva como incentivo e servido delícias da gastronomia local feito com o fruto.