O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), acompanhado do ministro da Educação Milton Ribeiro, participou da inauguração da Moradia Universitária do Cerrado e da Usina Fotovoltaica da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), nesta segunda-feira (22/11).
Para Vanderlan, que foi coordenador dos trabalhos, no Senado Federal, que culminaram na independência administrativa e financeira das Universidades Federais Supernovas, a UFCAT tem muito a comemorar.
"Hoje a UFCAT, assim como as demais universidades supernovas, consegue funcionar de forma independente e autônoma, com orçamento próprio, gerando assim, emprego e renda para a região. Nosso caminho para chegar até aqui foi longo. Iniciamos em 2019 com as primeiras reuniões no MEC para solicitar o desmembramento de sua universidade mãe, a UFG, até chegar na sanção da Lei Nº 180/2020, oriunda do Projeto de Lei 166/2020, de autoria do deputado federal José Nelto, que possibilitou a contratação dos cargos e funções para as universidades".
Vanderlan parabenizou a reitora Roselma Luchesse pela inauguração das duas novas unidades e visitou o curso de medicina da UFCAT. "É muito importante a Universidade ter o seu orçamento próprio, pois hoje já estamos aqui discutindo a construção do prédio que abrigará o curso de medicina, uma obra de R$ 12 milhões que terá a ajuda de todos nós", disse o senador.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, falou sobre a parceria do Senado Federal com o MEC. "Nós temos grandes parceiros no Senado Federal e o senador Vanderlan é, sobretudo, um grande parceiro nosso. É um homem que olha muito para educação. Está sempre presente mostrando que uma das grandes pautas dele, que pulsa em seu coração, é a educação e essa é a nossa parceria", disse o ministro.
A reitora Roselma Luchese agradeceu o senador Vanderlan por abraçar a luta da Universidade. "Somos seis reitores aqui hoje muito gratos por toda colaboração e empenho do senador em nos ajudar a conquistar a nossa autonomia. Muitas benfeitorias já estão sendo feitas e muitas outras virão", falou.
Usina Fotovoltaica
A usina fotovoltaica inaugurada nesta segunda-feira tem 317 KWp de capacidade e produzirá 32 mil KWh/mês com quatro subsistemas, distribuídos entre os Campus I e II. Esse volume de energia teria a capacidade para abastecer 160 residências de porte pequeno a médio ou manter 133 mil lâmpadas LED em iluminação pública. O percentual médio de economia previsto é de 49%
Moradia Universitária do Cerrado
A Moradia Universitária do Cerrado, um projeto conduzido em conjunto pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Universidade Federal de Goiás (UFG), é um complexo que irá atender os estudantes que moram fora do município e estudam na Universidade.
O complexo é composto por dois edifícios de apartamentos, de 4 pavimentos cada, um estacionamento para 26 carros, um campo de grama para prática de esportes, um quiosque para socialização, e uma área aberta com funcionalidade urbana ainda a definir em projetos urbanísticos futuros.
Fonte: Com Informação da Assessoria de Comunicação do Senador Vanderlan Cardoso