Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Gameleira de Goiás: Saúde é prioridade na gestão de Wilson Tavares de Souza Júnior

Município é um dos mais bem avaliados nos cuidados e atenção com a saúde da região da Estrada de Ferro

Por Redação, Carlos Duarte em 24/11/2021 às 00:29:22

Um jovem administrador com visão focada em todas as áreas e que tem elevado seu município a outro patamar, essa tem sido a gestão do prefeito Dr. Wilson Tavares de Souza Júnior (DEM). Mas a pasta da Saúde têm a atenção diferenciada, uma vez que o gestor acredita que gastos na saúde, são investimento na qualidade de vida de sua população.


"Através do investimento na saúde , principalmente, preventiva, economizamos no tratamento. É preciso ter esse olhar de mostrar a população esse caminho de ouvir seu organismo e se prevenir. E nós não mediremos esforços para seguimos esse caminho ganhar qualidade de vida com a prevenção na saúde", ressalta Dr. Wilson Tavares Júnior.


Além de toda a mobilização que está sendo realizada, desde o início do mês com o Programa "Novembro Azul", não deixou de dar também atenção as mulheres, que seguem sendo encaminhadas para a prevenção ao câncer de mama, através de uma parceria entre o poder municipal e estadual, como informa o gestor municipal: "Estamos encaminhando mulheres de nosso município para Goianápolis, onde estão sendo realizados os exame de mamografia.Essa é uma parceria com o Governo de Goiás, que tem utilizado a carreta estadual do programa Mamografia e Prevenção. Por isso meu agradecimento ao governador Ronaldo Caiado e ao secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino Júnior, por essa importante parceria".

Diabetes


Outro ponto que merece destaque e está tendo um olhar especial do prefeito é os cuidados com o diabetes, uma doença silenciosa e que tem modificado e até ceifado a vida de inúmeras pessoas por complicações com a doença.

"Os exames de emoglobina glicada são oferecidos gratuitamente nas nossas Unidades Básicas de Saúde - UBSs de Gameleira e Mocambinho. Em muitos casos podem se fazer alguns ações que controlam a esse índice e as pessoas não se tornam diabéticas, mas uma vez a importância da prevenção", informa o gestor gameleirense.

O exame realizado pela Secretaria realiza é capaz de medir os níveis de açúcar presentes no sangue nos últimos três meses, como também analisar o controle da diabetes. Fazendo assim possível programar o tratamento especial para cada situação.

"Estamos desenvolver várias ações dentro da campanha de prevenção das complicações, detecção, orientação e educação em saúde em alusão ao Dia Mundial do Diabetes. Se você é diabético, procure sua unidade de saúde e faça gratuitamente. Esse empenho de toda nossa equipe, dará resultados resultados muito positivos", ressalta a secretária de Saúde - Sônia Maria.

Saiba Mais

A diabete tipo 2 é uma doença não transmissível, em grande parte evitável e tratável, que está rapidamente aumentando no mundo inteiro. Já a diabete tipo 1 não é evitável, mas pode ser gerenciada com injeções de insulina. O diagnóstico precoce da diabete permite um cuidado antecipado e eficaz!

Combate a Dengue

A pandemia da Covid-19 ofuscou um período outro vírus vilão que ceifa anualmente muitas vidas: o aedes aegypti - o transmissor da dengue.

Dr. Wilson é categórico ao chamar a atenção para esse inimigo quase invisível que começa a surgir nesse temporada com mais frequência:

"Dengue é um assunto sério e que precisamos estar sempre vigilantes. Com o aumento das chuvas, o risco de proliferação do mosquito é maior. 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão em nossas casas. Por isso a importância de eliminar os possíveis locais onde possa haver acumulo de água e ficar atentos aos seus sintomas também. Se sentir febre, enjoo, dor de cabeça ou apresentar manchas vermelhas pelo corpo, procure um médico e informe a Vigilância Sanitária se o seu diagnóstico for confirmado. A atitude de eliminar os criadouros do mosquito é essencial nessa luta contra a dengue!".

Covid-19


Mesmo diminuindo consideravelmente o número de casos de contaminação e de internados e consequentemente de obtos proveniente da Covid-19, ainda existe uma grande preocupação em imunizar o maior número possível da população para entre os motivos, impedir o surgimento de novas variantes e novos surtos.

No município já são mais de 76% da população vacinadas com a primeira dose. E apenas 46% da população já está com esquema vacinal completo, com a vacina com as duas doses ou doze única.

"É importante que todos fechem seus ciclos de vacinação e garanta o avanço da imunização em nossa cidade, protegendo a todos. Poucas pessoas tomaram a segunda dose, e isso não é bom. Por isso estamos realizando mutirões de vacinação, para que todos tenham a oportunidade de se imunizar", pede Dr. Wilson.


Uma programação específica foi criada para a vacinação de doses de reforço e segunda doses, como informa a secretária: "Todas as terças-feiras, nas UBS de Gameleira e Mocambinho, as pessoas com mais de 18 anos que tenham se vacinado com a segunda dose a mais cinco meses poderiam receber a dose. Assim como a aplicação acontece também para imunodeprimidos com 28 dias após a segunda dose.


As segundas doses também tem novas determinações para a aplicação, onde a Coronavac é aplicada 21 dias após a primeira dose e as Oxford, Astrazenica e Pfaizer - 28 dias após a primeira dose. Sendo essas aplicadas às quintas-feiras no mesmo local. Nossos profissionais de saúde estão empenhamos em garantir a imunização completa da nossa população. Por isso, fiquem atentos as datas e não deixem de vacinar".

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários