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Memória Ferroviária

Goiandira e Ipameri promoverão lançamento do livro Estrada de Ferro de Goyaz - as Fitas de Aço da Integração

Estações ferroviárias serão palco para eventos literários


Escritor mineiro, Edmar César têm resgatado a história das Estradas de Ferro, através de sua obra literária Estrada de Ferro de Goyaz - as Fitas de Aço da Integração

Em busca do resgate da memória ferroviária da região, as cidades de Goiandira e Ipameri realizarão, nos dias 10 e 11 de dezembro, respectivamente, o lançamento do livro Estrada de Ferro de Goyaz – as Fitas de Aço da Integração – em conjunto com o escritor Edmar César, mineiro da cidade de Araguari, autor desse livro que têm alcançado grande repercussão como importante fonte de consulta da história das estradas de ferro instaladas no estado, em especial a saudosa Goyaz.

Primeira Estação Ferroviária da Estrada de Ferro de Goyaz - inaugurada em 24 de fevereiro de 1913

Voltando à história da Estrada de Ferro, o dia 10 de dezembro assinala expressiva data para as duas cidades que promoverão o lançamento do livro, pois, nesse dia no ano de 1913, foi realizada a abertura do tráfego ferroviário do trecho entre Goiandira a Ipameri, com 62 quilômetros de extensão e, nessa mesma data, 10 de dezembro de 1913, foi inaugurada a primeira estação ferroviária da Estrada de Ferro de Goyaz em Ipameri que foi demolida e substituída, por volta de 1927, por outra estação que foi desativada tendo em vista o novo traçado da ferrovia.

Estação da Estrada de Ferro de Goyaz - EFG - que pertenceu, inicialmente à Rede Mineira de Viação - RMV - inaugurada em 1942

Em Goiandira, com a aquiescência do prefeito Allisson Peixoto e coordenação geral da Secretária de Educação, Carla Cristina Alves Elias, o evento ocorrerá na antiga Estação da Goyaz no centro da cidade, às 09h00 com a solenidade de lançamento do livro e se estenderá até às 16h00 com exposição de material histórico ferroviário e sessão de autógrafo.

O prefeito de Goiandira, Allisson Peixoto com o escritor Edmar César, dialogando durante a Exposição Ferroviária em Anhanguera, na celebração dos 68 anos de Emancipação Política da cidade, no último dia 05 de novembro

Na oportunidade, a exposição receberá a visita de escolares dos estabelecimentos de ensino do Município que estarão prestigiando o evento em si. Além, é claro da comunidade local, dos antigos ferroviários de Goiandira e convidados em geral.

Conforme consta no livro, Goiandira nasceu com a chegada da Estrada de Ferro de Goyaz na Fazenda Campo Limpo. Com a estrada teve rápida expansão e passou a desejar sua emancipação o que aconteceu em 6 de maio de 1931. Desde a implantação dos trilhos em sua região ocupou lugar de destaque no contexto ferroviário do ramal Araguari-Catalão.

Goiandira - Entroncamento Ferroviário entre as antigas RMV e EFG

A cidade com o tempo, por ter melhores condições técnicas, passou a ser o ponto de entroncamento entre a Estrada de Ferro de Goyaz e a Rede Mineira de Viação. Por isso mesmo constituiu um dos pontos de convergência das mercadorias goianas de exportação que procuram atingir os grandes mercados do país.


Em Ipameri, o evento, nos mesmos moldes de Goiandira, acontecerá no dia 11 de dezembro na plataforma de embarque e desembarque da antiga Estação Ferroviária da Goyaz que serve, hoje, como sede do Museu Municipal Adolvando Carlos de Alarcão o qual ostenta local de destaque no município, como parte do Complexo do Parque Ecológico Dr. Rubens Cosac e da Biblioteca Municipal João Veiga.

O local do evento, sob a coordenação da Secretaria de Educação e Turismo com apoio do prefeito Janinho Pacheco está sendo preparado para receber a família ferroviária, comunidade Ipamerina e convidados em geral, com exposição aberta aos visitantes das 09h00 às 16h00.

Ao fundo, a primeira Estação Ferroviária de Ipameri - inaugurada em 10 de dezembro de 1913

Ipameri foi um dos municípios que mais se transformou com a chegada dos trilhos em Goiás, houve uma grande revolução comercial e industrial, sendo a primeira cidade do Estado a ser contemplada com a energia elétrica. Três anos após a chegada da ferrovia em Ipameri, a cidade já ocupava a terceira maior receita do estado de Goiás. O crescimento foi tão grande que atraiu investidores se tornando a primeira cidade do Estado a sediar a instalação de uma agência do Banco do Brasil.

Ressaltou o escritor Edmar César, "as cidades de Goiandira e Ipameri tiveram importância fundamental na história da estrada de ferro, colaborando e participando de forma efetiva no desenvolvimento e no progresso do estado de Goiás que foi retirado do isolamento dos grandes centros comerciais do país. Essas cidades assinalaram suas trajetórias com grandes conquistas sobre os trilhos, escrevendo histórias inapagáveis e construindo feitos inimagináveis que não podem ser esquecidos pelas gerações."

O livro Estrada de Ferro de Goyaz – As Fitas de Aço da Integração – foi lançado inicialmente em Araguari, no dia 27 de novembro de 2020 e, no corrente ano foi apresentado e lançado em Anhanguera e Pires do Rio. Recentemente, o livro foi inserido, pelo professor Marcos Lemos Afonso, na bibliografia complementar das disciplinas de Logísticas da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação – EMC / UFG.

O Curso que terá a carga horária de 64 horas, iniciou-se em 06/12/2021 e irá até 14/4/2022, faz parte do segundo semestre do ano letivo e tem como objetivo geral habilitar os alunos na otimização dos recursos da logística no sistema produtivo. O livro será de fundamental importância para pesquisas dos estudantes dessa disciplina de núcleo livre que engloba: logística, transporte, movimentação e armazenagem.

Assim relatou o professor Marcos Lemos Afonso: 1) "O livro "Estrada de Ferro Goiaz - as fitas de aço da integração" foi publicado em 2020 com 672 por Edmar César (dotado de inúmeros talentos como professor, militar, radialista e etc)! Destaco que este livro é na verdade uma enciclopédia, sendo fruto de 12 anos de pesquisa (vai muito além de uma tese de doutorado);

2) os trilhos chegaram em Goiânia na década de 50 (100 anos depois do Rio de Janeiro em 1854) e foram retirados na década de 80 (apenas 30 depois);

3) a sede da Ferrovia Goyaz saiu de Araguari na década de 50 (Araguari era maior que Uberlândia que já passou 700 mil moradores), comprometendo gravemente o futuro da cidade mineira que tinha a 4ª melhor escola do Brasil (Colégio Regina Pacis), 1º time de Futebol Feminino do Brasil e muitos outros destaques;

4) há vários registros fotográficos que permitem viajar "NAS FITAS DE AÇO" e perceber seu impacto até hoje nas decisões da logística no passado, presente e futuro".

O professor Marcos Lemos Afonso faz parte do Corpo Docente da EMC, possui graduação em Administração e Agronomia, especialização em Docência, mestrado em Administração e doutorado em Ciências Empresariais.

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