Por meio de um novo conceito de saúde que está sendo trabalhado em Cristalina, a cidade viveu mais um momento histórico nesta última semana, com a entrega da Ala do Pronto Socorro do Hospital Municipal Chaud Salles. A funcional e bela obra homenageia o pediatra Dr. Alexandre Teixeira dos Reis, médico que exerceu a profissão na unidade e que faleceu este ano, vitimado pela Covid-19.
A estrutura entregue faz parte da reconstrução do hospital, que ganha contornos de modernidade e eficiência com a divisão em alas. A inaugurada na última quarta-feira (22/12), foi a segunda, sendo que a primeira, a de internação, foi entregue no ano passado. Ainda serão entregues mais uma de internação, outra da maternidade e, por fim, a do centro cirúrgico, além da administrativa, em pavimento de dois andares.
Com sala de emergência e salas para exames, a obra que foi recebida pela população terá uma recepção ampla, confortável e digna, a qual será também a recepção geral do Hospital, quando o projeto estiver totalmente concluído. Haverá cinco consultórios funcionando de imediato, com atendimentos de pediatria, ginecologia e obstetrícia.
O custo da edificação, feita com material de qualidade e profissionais de grande responsabilidade, ficou em torno de R$ 2 milhões, mesmo valor utilizado para aquisição de mobiliário e equipamentos.
Durante a inauguração foi ressaltado pelos presentes que as normas sanitárias estão sendo cumpridas de forma rigorosa e que a integração do complexo hospitalar irá facilitar o atendimento aos pacientes.
Foram utilizados no período da construção do Pronto Socorro recursos da Prefeitura via Secretaria Municipal de Saúde e de emendas parlamentares, de autoria da ex-senadora Lúcia Vânia e do deputado federal Célio Silveira, que prestigiou o evento e enalteceu a administração, a qual, segundo ele, sabe gerir os recursos e apresentar resultados que satisfazem a população.
Participaram do evento o secretário de saúde, Ednardo Gonçalves Ribeiro, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria do Carmo Dalmolin Barichello, o presidente da Câmara, Jean Eustáquio Magalhães Alves, e os vereadores Gilmarzinho, Marquim da Feira, Eduardo do São Bartolmeu, Luciana Cândida, Marcelo Enfermeiro, Hernani da Saúde, Pablo Magela e Marcelo da Saúde. Do seguimento empresarial e rural compareceram o presidente da Acaic, Airton Arikita, com Carlos Picolloto, Hugo Ribeiro, Márcio Braga, Hércules Pedro Tomé, Marcelo Bonato e o advogado Antônio Paulo Luzzi. Ainda compareceram médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e outros trabalhadores da área. O local foi abençoado pelo diácono da Igreja Católica, Luiz Luzzi.
Fonte: Com Informação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cristalina