Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Três Ranchos: Resolução da Agência Nacional de Águas projeta nova cheia do Lago Azul

Além da Usina de Emborcação, plano de contingência previsto na resolução nº 108/2021/ANA inclui outros nove reservatórios; medida tem validade até o dia 30 de abril

Por Redação, Carlos Duarte em 12/01/2022 às 11:46:51
Ás margens da Prainha do Lago Azul, Hugo, Haroldinho, Agnaldo e Vinicius Martins expondo esclarecimentos sobre a elevação do nivel do lago (Reprodução)

Ás margens da Prainha do Lago Azul, Hugo, Haroldinho, Agnaldo e Vinicius Martins expondo esclarecimentos sobre a elevação do nivel do lago (Reprodução)

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o prefeito de Três Ranchos (GO), Dr. Hugo Deleon de Carvalho Costa, ao lado do vice-prefeito, Haroldo Calaça Coelho - Haroldinho, e do secretário de Turismo, Agnaldo Miguel, prestou esclarecimentos sobre a nova cheia prevista para o Lago Azul.

O vídeo foi gravado na tarde desta última terça-feira (11/1), as margens da Prainha Artificial do Lago Azul, para esclarecer boatos que circulam nas redes sociais e grupos de mensagens e informar os cidadãos e turistas sobre a nova situação do lago. "Em conversa com o vice-prefeito Haroldo Calaça Coelho - Haroldinho e o secretário de turismo Agnaldo Miguel decidimos prestar esclarecimentos e trazer informação para a população da nossa cidade, seja para o turismo, para pessoas que tem embarcações, que tem interesse em saber como que está o nível do nosso lago e como que vai ficar nos próximos meses", adiantou o prefeito.

Como explicou Dr. Hugo, o plano de contingência emitido pela Agência Nacional de Águas determinou novos parâmetros para afluência (entrada) e defluência (saída) de água no lago de Três Ranchos."Está entrando de afluência no nosso lago, cerca de 1.500 metros cúbicos por segundo, e de defluência, que está saindo, é apenas uma média de 140 metros cúbicos por segundo, ou seja, está entrando 10 vezes mais o volume de água do que saindo. Essa é uma notícia excelente e não é por acaso, as chuvas estão contribuindo muito, mas a defluência é uma norma dessa resolução que vai de dezembro até dia 30 de abril", explicou o prefeito.

Hugo também comentou que a gestão tem lutado ao lado de outras entidades para garantir que a água do lago azul não sirva apenas para geração de energia.

"Defendemos o uso múltiplo das águas e nosso lago vazio não serve nem para geração de energia nem para turismo, essa imensidão de terras desvaloriza as propriedades, embarcações, e também impede outras formas de geração de renda, como a geração de energia fotovoltaica e a criação de peixes", disse.

A nova resolução da ANA só poderá ser revogada em caso de crise energética no país, e apesar de considerada, não é prevista no horizonte que vai de janeiro até abril. Também de acordo com o prefeito, a expectativa da ANA é de que o reservatório possa atingir 70% do volume total. "Com 40%, 50% já é um sonho para nós, imagina com 60%, 70%, a esperança é que isso aconteça realmente", falou Hugo.

Retomada do turismo

O Secretário de Turismo de Três Ranchos, Aguinaldo Miguel, também falou da retomada do turismo em meio ao crescimento de casos de covid-19 no país."Hoje estamos recebendo normalmente os turistas na nossa cidade, reestruturamos a prainha, temos recebido os turistas no dia a dia, nos finais de semana, e quanto a pandemia tivemos um acréscimo esperado por essa virada de ano, mas acredito que será somente neste início de ano, a expectativa é para realmente aproveitar os turistas, temos toda uma estrutura para estar recepcionando eles", acrescentou Aguinaldo.

O vice-prefeito Haroldinho externou que tem acompanhado a situação da elevação do nível do lago com muita expectativa. "Eu acredito que vai subir e vamos ter grandes oportunidades para gerar emprego e renda com o turismo, mas sempre com todos os cuidados, mesmo assim dá para fazer e respeitar a pandemia, essa doença que nós estamos enfrentando agora. Nosso prefeito tem credibilidade, então não poderia simplesmente anunciar uma coisa sem estar fundamentada em documentos, em provas concretas ", disse.


Ao fim da transmissão, o prefeito Hugo agradeceu o vice Haroldinho pela parceria em todas as ações, o secretário Aguinaldo, os vereadores de Três Ranchos e também a todos os colaboradores que trabalham na reestruturação da prainha. "A expectativa é muito boa, se Deus quiser nosso lago estará cada dia mais cheio, mais bonito, e a praia vai funcionar o tempo todo. Em relação ao carnaval vamos avaliar a necessidade ou não do controle de público", finalizou o gestor triranchense.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários