O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, realizou uma visita técnica ao município de Cristalina, sendo recepcionado pelo prefeito Daniel Sabino Vaz e vereadores da base de sustentação no Palácio dos Cristais nesta segunda feira (1°/2). Soavinsk, que já havia recebido as demandas em reuniões com o prefeito, em Goiânia, no ano passado, trouxe diretores e técnicos para apresentar as ações realizadas e os projetos previstos para os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
Para Campos Lindos foi anunciado o valor de R$ 11 milhões, que serão investidos em 14 poços tubulares profundos para captação, adequação da qualidade da água dos poços, por meio de duas ETAs (Estação de Tratamento de Água) nos bairros Marajó e Alphaville e centros de reservação de 1.200m³ para Marajó e 200m³ para Alphaville. O início dos trabalhos para levar o benefício ao distrito será na primeira quinzena de fevereiro e o término está previsto para julho deste ano.
Para 2.022 também foi anunciado o investimento de R$ 20 milhões para ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário, com o objetivo de atender mais 2.101 unidades habitacionais na cidade. O edital para a obra será publicado no mês de fevereiro e os trabalhos não demoram a começar.
O presidente informou que a Saneago encontra-se atualmente com a saúde financeira equilibrada e com caixa, o que permite que os investimentos sejam planejados e executados. "O governador Ronaldo Caiado prima por uma gestão técnica, focada em resultados, e é por isso que estamos aqui anunciando benefícios," disse Soavinsk.
Ele ainda informou que em médio prazo haverá mais investimentos, haja vista que a demanda por saneamento precisa ser suprida e que o município faz parte do plano de investimentos da empresa.
Soavinsk agradeceu Daniel pelas parcerias, destacando que a Prefeitura de Cristalina se difere da maioria das outras cidades porque atua de forma conjunta nas demandas locais, como na rede coletora do Hospital, o fim do problema do esgoto a céu aberto da Avenida Kaled Cozac, as melhorias que estão sendo implantadas na Rua 97, a construção da Estação Elevatória Topázio e a ligação de mais de 700 residências à rede de esgotamento sanitário no bairro Lustosa.
"A Prefeitura nunca deixou de ser parceira e sempre mostrou disposição, através do prefeito Daniel do Sindicato e de toda a sua equipe", afirmou o presidente, que veio acompanhado dos diretores de Expansão, Fernando Cozzetti, e de Produção, Mauro Lessa, além do superintendente de operações do Entorno, Fausto Rabelo, do gerente de sistemas Danilo Caetano, do gerente regional Wellington Fiúza, da técnica em saneamento Maria Marcório e do gerente local, Clênio Lemos do Prado.
O prefeito de Cristalina, Daniel do Sindicato destacou os avanços da Saneago no abastecimento da cidade e no distrito de Campos Lindos, bem como o olhar atento as demandas do Sistema de Esgotamento Sanitário em prol da população cristalinense.
O deputado estadual Wildes Cambão, que é um dos interlocutores da Administração junto à Saneago, também se fez presente e parabenizou a empresa e a Prefeitura pela busca de soluções para demandas atuais e antigas da população, no que diz respeito a saneamento básico.
De Cristalina participaram o secretário de Obras, Fábio Barreto, o presidente da Câmara, Jean Eustáquio Magalhães Alves, os vereadores Gilmarzinho, Pablo Magela, Luciana Cândida, Marcelo Enfermeiro, Marcelo da Saúde e Marquim da Feira.
Ao final da reunião o presidente foi agraciado com um belo cristal e, em seguida, junto ao prefeito e à sua comitiva, se dirigiram até a EE Topázio, inaugurada em 2020.
Fonte: Com Informação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cristalina