A Prefeitura de Nova Aurora via Secretaria Municipal de Saúde através do Setor de Endemias, vêm implantando diversas ações no intuito de evitar a proliferação do mosquito da dengue.
Dentre as ações, listamos as visitas constantes dos agentes nas residências, verificando possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, prestações de esclarecimentos e conscientizações, limpeza e recolhimento de lixos nas vias de acesso de entrada da cidade, realização de mutirões envolvendo diversos profissionais da saúde com a participação do Corpo de Bombeiros e também ações prioritárias em regiões onde a Dengue está se manifestando com maior incidência.
"A pasta da saúde vêm exercendo a sua função em relação a prevenção e conscientização, apontando os cuidados e adotando medidas para evitar a proliferação do mosquito. Cabe também à população fazer a sua parte social, evitando o acúmulo de água em latas, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, garrafas, sacos plásticos entre outros", pontua o secretário de saúde Odilon Ferreira Borges - Pezão.
O mosquito Aedes Aegypti tem um tempo de vida bem curto, mas os seus ovos podem ficar preservados por um longo tempo e quando chega o período das chuvas, se rompem dando origem a transmissão da doença.