Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Estado garante educação e benefícios a alunos em tempos de pandemia

Secretária da Educação, Fátima Gavioli, participou de live com o governador Ronaldo Caiado, e destacou esforços para garantir acesso dos estudantes ao conteúdo didático e o cumprimento do ano letivo

Por Redação em 14/05/2020 às 10:36:49
A secretária relembrou que o Governo de Goiás foi pioneiro em lançar o auxílio alimentação. (Reprodução/TBC)

A secretária relembrou que o Governo de Goiás foi pioneiro em lançar o auxílio alimentação. (Reprodução/TBC)

A live diária realizada pelos veículos da Agência Brasil Central com o governador Ronaldo Caiado contou com a participação, na ultima terça-feira (12/05), da secretária de Educação de Goiás (Seduc), Fátima Gavioli, que destacou as ações promovidas pela pasta para garantir o acesso às aulas e o cumprimento do ano letivo a todos os estudantes goianos. Através de aulas on-line e transmissões da TV Brasil Central (TBC), os alunos conseguem manter os estudos em meio à pandemia do novo coronavírus, mesmo com o distanciamento social.

Em relação aos estudantes que não têm acesso à internet em casa, Fátima Gavioli fez alguns relatos que demonstram o carinho e o esforço empreendido pelo agentes da educação, em especial os professores de todo o Estado, para levar o conteúdo a todos os alunos. "O que mais me surpreendeu foi a forma como os professores resolveram abraçar e encontrar soluções para isso", contou a secretária. "O professor que ia a cavalo levar material, o professor que fez três bolos confeitados para os alunos que mais se destacaram no mês de abril. Então, esse envolvimento deles foi fantástico", reconheceu Fátima.

A secretária relembrou que o Governo de Goiás foi pioneiro em lançar o auxílio alimentação, destinado aos alunos da rede pública estadual em situação de vulnerabilidade social. Com a suspensão das aulas presenciais, esses estudantes deixaram de receber a merenda escolar, o que poderia prejudicar a nutrição deles. Então, foi determinada a destinação mensal de R$ 150 por aluno, para que a família consiga complementar a alimentação das crianças e adolescentes. Hoje, o benefício atende cerca de 105 mil estudantes.

Segundo Gavioli, o recurso utilizado para auxiliar esses estudantes é oriundo das economias feitas nos anos de 2019 e 2020. "Houve redução no gás de cozinha, na diária, no transporte escolar terceirizado, na energia elétrica", explicou. "A economia feita quando juntamos escolas e turmas serviu para garantir, em um momento de extrema necessidade como esse, os R$ 150 por aluno matriculado e em situação de vulnerabilidade", acrescentou.

Obras e outros benefícios
Atualmente, 263 escolas estão em processo de reforma em Goiás, o que garante ainda a geração de emprego e renda nos municípios; assim como 85 quadras de esporte serão cobertas nos próximos meses. "Qual é a diferença de trabalhar no Governo de Goiás? É que quando você lança uma obra, o dinheiro está depositado na conta. Hoje eu posso dizer que, no final do ano, o senhor [em referência ao governador] terá mais de 600 escolas que vamos poder dizer que eram assim e agora estão "assim"", destacou Fátima em relação aos resultados que o governo estadual colherá ao final de 2020, quando passar o momento crítico da pandemia.

O trabalho administrativo da Seduc segue a todo vapor. Ações promovidas antes da quarentena continuam sendo tomadas. Nesta terça-feira, por exemplo, foram enviados mais de 10,5 mil pares de uniformes para estudantes da cidade de Posse. Outras unidades que vão receber os uniformes em breve serão as escolas de Águas Lindas. Fátima ainda destacou que foram mantidos os pagamentos do vale-transporte e vale-alimentação aos trabalhadores da Educação.

"A coluna vertebral do governo é exatamente a educação e é aí que nós construiremos um Estado diferenciado", pontuou Ronaldo Caiado. Em agradecimento pelo empenho em manter as obras e os benefícios educacionais, mesmo diante das dificuldades fiscais e da pandemia, a secretária comentou que Caiado é um governador que se envolve, e muito, com a educação. "Eu sei reconhecer uma pessoa que se preocupa com gente, e ele gosta de cuidar de gente", afirmou Gavioli.

Ao final da live, o governador citou o tripé em que o Estado mais avançou, como na Segurança Pública, na Educação, e, agora, com a regionalização da Saúde, e que os desafios serão superados com mais força. "Ninguém consegue evitar o resultado do trabalho, da dignidade e da transparência", garantiu. Ronaldo Caiado também agradeceu o empenho de todos professores, coordenadores, diretores e demais servidores da Educação pelo esforço em dar continuidade às aulas em todo o Estado de Goiás.

Fonte: Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários