A Prefeitura de Cristalina, por meio da Secretaria de Assistência, Promoção Social e Trabalho, tem prestado atendimento a adolescentes afastados do convívio familiar devido a impossibilidade das famílias em cumprir a função de cuidadoras.
Hoje, o espaço, conhecido como Abrigo Cecy Peixoto Attiê, acolhe até 20 adolescentes, de ambos os sexos, na faixa entre 12 e 18 anos. Ainda de acordo com a Prefeitura, o acolhimento é de caráter provisório, e tem a finalidade de garantir o retorno dos jovens para as famílias de origem ou uma família substituta.
O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) também oferece diversas medidas socioeducativas aos jovens e adolescentes de Cristalina. Entre os serviços oferecidos está a prestação de serviços à comunidade de forma consistente na realização de atividades gratuitas de interesse geral, por período não superior a seis meses, junto a entidades assistenciais e a liberdade assistida, que é o acompanhamento, auxílio e orientação para o adolescente.
Dentro os objetivos das medidas oferecidas estão a proteção do adolescente de torturas, maus tratos, vingança ou outras formas de violência, o auxílio a relação com a família e comunidade onde o adolescente reside, abordagem sobre o entendimento de que são todos responsáveis pelos seus atos e a construção e incentivo de planos e sonhos.
Os profissionais do CREASainda trabalham o desenvolvimento das potencialidades dos adolescentes e colaboram para o encaminhamento de cursos profissionalizantes, oficinas e programas oferecidos na cidade. No Creas, o atendimento é oferecido a jovens e adolescentes de 12 a 21 anos, com jovens que cumprem medidas socioeducativas aplicadas pela justiça.