Na tarde desta quinta, 14, o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) esteve hoje reunido em audiência com o ministro da Educação, Abraham Weintraub em Brasília. Ele estava acompanhado do reitor Américo Nunes, da Universidade Federal de Jataí, da reitora Roselma Lucchese – Universidade Federal de Catalão e do reitor Carlos Hassel Mendes Da Silva, da Uni Evangélica de Anápolis.
"Conversamos longamente sobre vários assuntos. Achei o ministro muito otimista e saí animado de lá", disse o senador. De acordo com o parlamentar, o ministro discorreu sobre as conquistas da pasta e disse que a questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será resolvido da melhor forma possível.
Entre os pedidos das universidades estavam principalmente a autonomia financeira e administrativa das instituições. A Universidade de Catalão pleiteou a liberação dos cargos e funções contidos na Lei de Criação da UFCAT, Lei 13.634/2018; criação do cargo de vice-reitor; garantia de recursos para a consolidação do Curso de Medicina, credenciamento de Hospital Ensino, garantia de recursos para criação do Parque Tecnológico de Catalão, para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de mineração (fosfato, nióbio e terras raras).
A Universidade Federal de Jataí também solicitou liberação dos cargos e funções contidos na Lei de Criação da UFJ e a desvinculação administrativa e financeira da Universidade Federal de Goiás, da qual houve o desmembramento. O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA quer ser transformada em Universidade. O ministro deu seguimento a todos os pleitos e disse que está à disposição do Estado de Goiás.