Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Transparência Gestão

Goiânia: Rogério Cruz lança Manual de Transparência do Município de Goiânia, e é homenageado por índice histórico de 98,08% em ranking do TCM

Prefeito afirma que meta é alcançar 100% em transparência. Capital está em primeiro lugar entre municípios goianos com mais de 250 mil habitantes. Documento orienta servidores sobre forma correta de lançar dados no portal, o site de acesso livre, onde cidadão pode encontrar informações sobre despesas e receitas, licitações e contratações, fornecedores e outros temas. "Uma gestão que cuida das pessoas preza por soluções focadas no cidadão, com objetivo de aprimorar serviço público", ressalta


Prefeito Rogério Cruz lança Manual de Transparência do Município de Goiânia, e é homenageado por índice histórico de 98,08% em ranking do TCM

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, recebeu, nesta terça-feira (03/05), da Controladoria-Geral do Município (CGM), o Certificado de Melhor Gestão em Transparência, pelo índice histórico de 98,08% que a capital alcançou no ranking do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) no primeiro ano de sua gestão.

De acordo com o TCM, trata-se da melhor nota já obtida por Goiânia, que está em primeiro lugar dentre municípios goianos com mais de 250 mil habitantes.

Durante a solenidade, o prefeito lançou o Manual de Transparência do Município, e ressaltou que meta é obter 100% de transparência das próximas edições.


"É uma honra para nós receber essa homenagem por Goiânia ter alcançado uma exitosa posição no ranking do TCM no primeiro ano de nossa gestão. Transparência é obrigação dos órgãos públicos. É compromisso com a população", ressaltou o prefeito.

"Uma gestão que cuida das pessoas preza por soluções integrativas e focadas no cidadão, com objetivo de aprimorar o serviço público", completou Rogério Cruz.

O índice é proveniente da verificação, pelo TCM-GO, do cumprimento do que determina a Lei da Transparência. A metodologia consiste na observação de parâmetros mínimos, como a disponibilização de dados abertos, divulgação de informações com integralidade e, principalmente, o foco no cidadão.

A nota é obtida pela soma das pontuações de cada item observado, classificados entre obrigatórios e essenciais. Na capital, por exemplo, foram pontuadas ferramentas de pesquisa, informações institucionais, previsão dos valores referentes a receitas e despesas, recursos humanos e licitações.


O presidente do TCM, Joaquim de Castro, parabenizou a prefeitura e disse que Goiânia está no caminho certo. "Nada melhor para um gestor do que ser transparente. É a transparência que vai dar credibilidade à gestão. Parabéns, prefeito Rogério Cruz", disse.

Conforme ressaltou o prefeito, o manual tem linguagem clara e acessível à população. O documento, elaborado pela Controladoria Geral do Município, por meio da Ouvidoria-Geral, orienta os servidores da Prefeitura de Goiânia sobre a forma correta de lançar dados no Portal da Transparência, um site de acesso livre, onde o cidadão pode encontrar informações sobre as despesas e receitas públicas, licitações e contratações, servidores, fornecedores e outros assuntos relacionados à gestão pública.

De acordo com o controlador-geral do Município, Gustavo Cruvinel, com o cumprimento do que determina o manual, Goiânia vai se consolidar como Cidade Transparente. "O documento vai padronizar os dados, com clareza de informações e linguagem de fácil compreensão pela sociedade. Com certeza, podemos atingir 100% na próxima avaliação do TCM no ano que vem", afirmou.

O Manual de Transparência do Município está disponível no site da Prefeitura de Goiânia (https://www.goiania.go.gov.br/controladoria/transparencia/).





Com Informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom) - Prefeitura de Goiânia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!