Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Governo de Goiás alerta para importância da doação de leite

Pedido é para que mães que estão amamentando e tem leite em excesso, não deixem de realizar esse ato de amor. Com Covid-19, bancos de leite humano registram queda nas doações

Por Redação em 19/05/2020 às 18:29:47
(Foto: Divulgação/HMI)

(Foto: Divulgação/HMI)

No dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado na terça-feira, 19 de maio, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), faz um alerta sobre a redução de leite nos estoques dos Bancos de Leite Humano (BLH). O motivo é a queda no número de doações devido restrições impostas pela pandemia da doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19) e pelo medo da enfermidade. De acordo com a coordenadora estadual de Bancos de Leite da SES-GO, Renata Machado Leles, com exceção do BLH do Hospital Materno-Infantil (HMI), onde as doações até aumentaram, nos demais locais houve uma queda nas coletas.


"Essa situação é preocupante, pois o leite é essencial para sobrevivência dos recém-nascidos prematuros internados em unidades de terapia intensiva. Pela condição especial, esses bebês não podem ser amamentados e, consequentemente, suas mães não conseguem produzir a quantidade de leite necessária", explica Renata. A Rede de Bancos de Leite do Estado de Goiás, em parceria com o Comitê Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno, faz um apelo para que as mães que estão amamentando e tem leite em excesso, não deixem de realizar esse ato de amor.


Necessitam de doações os bancos da Maternidade Nascer Cidadão e do Hospital e Maternidade Dona Íris, ambos em Goiânia; o banco de leite humano de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal; e em Anápolis, o banco municipal Elaine Miriam de Oliveira e o banco Dona Edna Cupertino, na Santa Casa de Misericórdia da cidade. O Hospital Materno-Infantil, na capital, também segue recebendo doações.


Os bancos de leite seguem rigorosos métodos de controle de qualidade e segurança, que garantem a eliminação de microorganismos patogênicos do leite humano. São adotados critérios que consideram o bom estado de saúde da doadora e medidas de higiene, permanentemente reforçadas. Além disso, a doadora não precisa se deslocar, os bancos realizam a coleta da doação em casa. Além do leite materno, os BLH também precisam de doação de recipientes de vidro, com tampa plástica, para armazenamento.


Como doar?
É contraindicada a doação por mulheres com sintomas compatíveis com síndrome gripal, infecção respiratória ou confirmação de caso da Covid-19. A contraindicação é estendida a mulheres contatos domiciliares de casos com síndrome gripal ou caso confirmado de Covid-19.


A candidata a doação de leite materno deve estar saudável, não podendo ser fumante, usuária de drogas, ingerir bebida alcoólica, não estar em uso de medicamentos contraindicados durante a amamentação e apresentar resultados dos seus exames de doenças infectocontagiosas do seu pré/pós natal.


Quem quiser doar deve entrar em contato pelos telefones:

Anápolis
Banco de Leite Humano Elaine Miriam de Oliveira, em Anápolis: (62) 3902-2496
Banco de Leite Humano Dona Edna Cupertino (na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis): (62) 3311-9933

Goiânia
Banco de Leite Hospital Materno-Infantil: (62) 3956-2900
Banco de Leite da Maternidade Nascer Cidadão: (62) 3928-1214, ramal 240
Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Iris: (62) 3956-8888

Planaltina de Goiás
Banco de Leite Humano de Planaltina de Goias: (61) 2017-1369

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club