A política é realmente um grande tabuleiro de xadrez... E como no jogo, as peças podem mudar, até que no dia 02 de outubro seja dado pelos eleitores o xeque-mate em muitos reis (candidatos).
Contagem Regressiva
O tempo começa a ser curto para os pré-candidatos a cargos públicos trabalharem seus nomes como postulantes de cargos para representar os goianos.
Desenhado o Cenário
Apesar de alguns nomes serem ventilados na região como possíveis candidatos a Assembleia legislativa de Goiás e também ao congresso nacional, o cenário é voltado para alguns nomes que são mais congitados nós bastidores e nas redes.
Para a Assembleia Legislativa
A região da Estrada de Ferro vem tradicionalmente, fazendo, ao menos, um ocupante em todas as legislaturas na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - ALEGO. E, desta vez, muitos postulam a vaga de sentar pela primeira vez ou se manter em uma cadeira.
Na Disputa
Para deputado estadual, quatro nomes são os mais ventilados em Catalão e na Região Sudeste: o advogado Luiz Sampaio (SD), o vereador Rodrigo Carvelo (PRTB), os médicos: Dr. Jamil Sebba Calife (PP) que substituiu o até então pré -candidato Leovil Evangelista Júnior (PSD) e o atual deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB).
Além de diversos nomes que podem vir a registrar candidatura.
O Domicílio não é Daqui Não
Apesar de Henrique Cesar (PSC) e Jamil Calife serem naturais da região (Ouvidor e Catalão), seus domicílios eleitorais são de Goiânia.
No Começo do Jogo
Outro jogo que está mudado é os dos pré-candidatos a deputados federais. A princípio apareciam apenas o nome do economista Júlio Paschoal (PP), do vereador Helson Barbosa Caçula (MDB) e da médica Gizelda Alcântara (SD), destes continuam como pré-candidatos: Júlio e Gizelda.
Aumentou
Agora com as proximidades dos registros de candidatura novas peças se posicionaram no tabuleiro. Além de Júlio Paschoal e Gizelda Alcântara, outro médico Fernando Netto (Patriota), a ex-servidora municipal Kelly Cristina e o radialista Emerson Camargo que também é do Patriota estão se apresentando como pretensos candidatos, o que dificulta a possibilidade da eleição pela fração dos votos.
Paraquedismo
É fato que, além dos candidatos da região, inúmeros nomes de outras regiões devem vir buscar votos na região que é um campo cobiçado. Aguardemos os próximos movimentos!