Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

"Cultura é o que une nosso povo", diz Rogério Cruz em celebração alusiva aos 80 anos do Batismo Cultural de Goiânia, com entrega do Troféu Buritis 2022

Solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira (07/07), na Casa de Vidro, e dedicou-se a homenagear homens e mulheres que promovem arte na capital. Secretário Zander Fábio projeta novos investimentos com leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. "Trabalhamos para que todos vivam a cultura em Goiânia. Abraçamos a arte, e ela nos abraça", afirma prefeito

Por Redação, Carlos Duarte e Fotos: Jucimar Sousa em 08/07/2022 às 08:43:38
Prefeito Rogério Cruz participa de comemorações alusivas aos 80 anos do Batismo Cultural da capital, com entrega do Troféu Buritis 2022, em solenidade que aconteceu na Casa de Vidro

Prefeito Rogério Cruz participa de comemorações alusivas aos 80 anos do Batismo Cultural da capital, com entrega do Troféu Buritis 2022, em solenidade que aconteceu na Casa de Vidro

Durante solenidade alusiva aos 80 anos do Batismo Cultural de Goiânia, o prefeito Rogério Cruz homenageou nomes importantes do meio artístico e reafirmou compromisso da administração municipal com políticas de incentivo. Rogério diz que cultura é o elemento que mantém o povo unido, a despeito de eventuais divergências religiosas, políticas ou étnicas.


Na solenidade, que aconteceu na noite desta quinta-feira (07/07), na Casa de Vidro, 10 artistas receberam o Troféu Buritis 2022, em sua 9ª edição. Entre eles, Nádia Aparecida Pires (na categoria Literatura) e Maximira Alves Luciano (Música). Outros receberam o Diploma de Mérito Cultural, instituído pelo Conselho Municipal de Cultura.

"Trabalhamos para que todos vivam a cultura em Goiânia. Abraçamos a arte, e ela nos abraça" - destaca o prefeito de Goiânia Rogério Cruz

"Trabalhamos para que todos vivam a cultura em Goiânia. Abraçamos a arte, e ela nos abraça", afirmou o prefeito. "O que acho mais bacana disso tudo é que, na nossa cultura, não existe credo religioso, cor ou raça. Existe amor ao que fazemos, compreensão, união, e enlace", pontuou.


Depois de mencionar o fato de ser também músico, e de ter vivido 16 anos fora do Brasil (o que propiciou contato com outros povos), Rogério Cruz insistiu na importância de a prefeitura ter parceria com artistas locais. "Os artistas, produtores, todos que vivem a cultura têm nosso reconhecimento. Contem com a prefeitura de Goiânia para crescer cada vez mais. A cultura goianiense precisa expandir", disse.

O secretário Municipal de Cultura, Zander Fábio, afirma que o evento foi organizado para homenagear os artistas da capital. "O Troféu Buritis e o Diploma de Mérito Cultural são a materialização do nosso reconhecimento ao setor. Além de oportunidade para reafirmar nosso compromisso com eles".

Zander diz também que a perspectiva é de mais investimentos. "A derrubada do veto à Lei Aldir Blanc, no Congresso Nacional, vai resultar em R$ 12 milhões para o setor, em Goiânia. E ainda contamos com mais possibilidades de investimento com a Lei Paulo Gustavo, que vai enviar R$ 158 milhões para Goiás, com uma parte significativa para a capital", informou.

Rogério e Zander receberam placa de homenagem do Conselho Municipal de Cultura pelos serviços prestados ao setor. Os agraciados pelo Troféu Buritis e convidados foram recepcionados por músicos da Orquestra Sinfônica de Goiânia e depois participaram de coquetel.

Homenagem

Édson Fernandes, presidente do Conselho Municipal de Cultura, explica que o Troféu Buritis foi criado pelo colegiado em 2013, como uma forma de celebrar a arte e o trabalho de quem desenvolve a cultura em Goiânia. "O artista é, acima de tudo, um forte, que enfrentou os desafios da pandemia de Covid-19".


Uma das homenageadas, Nádia Pires transita no mundo das artes. Musicista, poeta e autora infantil, recebeu o prêmio pelo seu trabalho como escritora. Ela fala da importância do apoio público para o desenvolvimento da cultura em Goiânia. "Eu utilizo as leis (de incentivo a cultura). Trabalho em escolas realizando oficinas com atividades lúdicas, levando os meus livros. Esse reconhecimento só nos impõe mais responsabilidade de contribuir com o enriquecimento cultural da capital", afirma.


Também participaram do evento o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Alysson Cabral, e o chefe de gabinete e secretário particular do prefeito, José Firmino.

Confira lista de homenageados:

1- Artes Visuais: Luiz Mauro de Deus

2- Literatura, livro e leitura: Nádia Aparecida Pires

3- Patrimônio Histórico e Imaterial: Willian Rodrigues dos Santos

4- Música: Maximira Alves Luciano

5-Teatro: Danilo Nunes

6- Circo: Mônica Alves Barreto

7-Dança: Simone Malta

8-Culturas populares e artesanato: Mestre Goyano

9-Cinema e audiovisual: Raphael Gustavo da Silva

10- Representação do 3º Setor Cultural de Ação Ampla e Instituições Culturais: Osiene Rodrigues de Almeida



Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club