Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Caiado lidera disputa por Governo em Goiás e pode vencer em 1° turno, segundo Serpes / O Popular

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) aparece com 37,6%, praticamente estacionado em relação aos 37,1% do levantamento feito em janeiro; o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota) é o segundo colocado, com 18,7%, e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) aparece em terceiro, com 15%

Por Redação, Carlos Duarte - Informações: Fabiana Pulcineli Fotos: Lucas Machado em 16/07/2022 às 01:52:57
Ronaldo Caiado (União Brasil), Governador de Goiás tem mais que o dobro dos votos válidos que o segundo colocado

Ronaldo Caiado (União Brasil), Governador de Goiás tem mais que o dobro dos votos válidos que o segundo colocado

O governador Ronaldo Caiado (UB) lidera a disputa ao governo de Goiás com 37,6% das intenções de voto na primeira rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR das eleições deste ano em Goiás. O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota) é o segundo colocado, com 18,7%, e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) aparece em terceiro, com 15%. O levantamento foi realizado dos dias 10 a 14 de julho.


O deputado federal Vitor Hugo (PL) tem 3,1% e o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) Wolmir Amado (PT), 1%. A socióloga Cíntia Dias (PSOL) e a professora Helga Martins (PCB) aparecem com 0,7% e 0,1%, respectivamente. O empresário Edigar Diniz (Novo) não pontuou.

Diante dos oito nomes dos pré-candidatos ao governo de Goiás, 18,4% dos entrevistados afirmaram que ainda não decidiram o voto e 5,4% pretendem anular.

A pesquisa ouviu 801 eleitores. A margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança, de 95%.

As eleições do primeiro turno serão no dia 2 de outubro. Os partidos vão definir oficialmente seus candidatos em convenções a serem realizadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto e a campanha começa em 16 de agosto.

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos pré-candidatos não são apresentados ao eleitor, 66,3% se disseram indecisos. Ronaldo Caiado tem 17,2%, enquanto Gustavo Mendanha é citado por 8,2% e Marconi Perillo, por 3%.

Vitor Hugo aparece com 1,1%; Helga Martins e Cíntia Dias, com 0,2% cada; e Wolmir Amado com 0,1%. Outros 3,5% dizem que vão anular o voto.

Comparação

O cenário da primeira pesquisa solicitada pelo POPULAR não apresenta grandes variações na comparação com janeiro deste ano, quando o Serpes realizou levantamento contratado pela Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg).

Na ocasião, Caiado tinha 37,1%, o que mostra que ficou praticamente estacionado nos últimos seis meses. Mendanha aparecia com 13% e agora subiu 5,7 pontos porcentuais, portanto acima da margem de erro.

Marconi tinha 14,1% e oscilou positivamente 0,9 ponto (dentro da margem de erro). Vitor Hugo aparecia com 2,6% e Wolmir Amado com 0,4%. As oscilações de ambos foram de 0,5 ponto porcentual e 0,6 ponto porcentual, respectivamente.

Na pesquisa espontânea, os dois primeiros colocados na pesquisa registraram crescimento: Caiado de 4,1 pontos porcentuais e Mendanha de 5 pontos. O governador aparecia com 13,1% e o ex-prefeito com 3,2% há pouco menos de seis meses. Naquela ocasião, 74,9% dos eleitores goianos não sabiam em quem votar para governador. Agora são 66,3%.

Rejeição


Marconi tem a maior rejeição para a disputa ao governo de Goiás, com 30,6% de eleitores afirmando que não votariam no tucano de jeito algum. O índice é mais que o dobro do segundo que enfrenta maior resistência, Caiado, de 14,7%.

Marconi confirmou esta semana, conforme informou o Giro, a disposição de ser candidato ao governo, embora também avalie entrar na disputa ao Senado. Os dados mostram que a rejeição ao tucano cresceu nos últimos seis meses. Em janeiro, em pesquisa Serpes contratada pela Acieg, a rejeição ao tucano era de 25,3%, enquanto ao governador era maior, de 19,5%.

A resistência a Wolmir Amado é de 3,9% e aVitor Hugo, de 3,4%. Cíntia Dias tem 2,7% de rejeição e Helga Martins, 2,6%. Mendanha e Edigar Diniz são os menos rejeitados, com 2,5% cada um.

Dos eleitores consultados, 43,1% disseram não rejeitar nenhum dos pré-candidatos e 6,9% não manifestaram opinião.


Caiado vence todas as simulações de segundo turno


O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) vence todas as simulações de segundo turno nas eleições para o governo de Goiás, com vantagens que variam de 22,1 a 48,3 pontos porcentuais, na primeira rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR, realizada dos dias 10 a 14 de julho.

Os dados das intenções de voto apontam possibilidade de segundo turno, com Caiado alcançando 49,3% dos votos válidos. São necessários 50% mais 1 para a disputa ser encerrada no dia 2 de outubro. Considerando a margem de erro, é também possível que o governador garanta mais um mandato ainda no primeiro turno.

Os dados mostram que a presença do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) na disputa ao governo tem peso para forçar o segundo turno.

A pesquisa fez três simulações de segundo turno. No cenário mais provável atualmente, de disputa entre Caiado e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota), o governador venceria com 52,1% dos votos contra 30% do ex-prefeito. Diante deste embate, 8,9% dos eleitores afirmaram que votariam nulo ou não votariam e 9,1% se disseram indecisos.


Em possível enfrentamento de segundo turno contra Marconi, Caiado teria mais votos: 55,6% a 22,1% do tucano. Neste cenário, 14,7% votariam nulo ou não votariam e 7,6% não se decidiram.

Já na simulação de disputa entre o governador e o deputado federal Vitor Hugo (PL), 61,5% escolheriam mais um mandato para Caiado. Votos nulos somariam 15,4%, acima do índice do deputado federal, de 13,2%. Diante desta possibilidade, 9,9% afirmaram não ter definido.


Fonte: Com Informações do Jornal O Popular

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club