A Enel Distribuição Goiás está realizando uma série de correções e manutenções na rede elétrica de Catalão. A ação faz parte de um agressivo plano preventivo que a companhia desenvolveu para preparar a rede elétrica para o período chuvoso, que se iniciou neste segundo semestre.
Somente neste ano, a Enel Distribuição Goiás já realizou a poda de aproximadamente 1 mil árvores e galhos que estavam próximos à rede elétrica de Catalão, além da limpeza de cerca de 370 quilômetros quadrados de faixa de servidão, que são aquelas áreas debaixo da rede elétrica. O objetivo é combater a incidência de toque ou queda de vegetação sobre a rede, um dos principais motivos que levam à falta de energia nas casas dos clientes, especialmente no período chuvoso. A expectativa da companhia é reforçar ainda mais este trabalho até setembro, executando a poda de mais 500 árvores e a limpeza de outros 200 quilômetros quadrados de faixa de servidão.
"Estamos enfrentando um período de seca no nosso Estado, oportunidade para continuarmos trabalhando de forma preventiva na rede e alcançar o nosso objetivo de minimizar as ocorrências no período chuvoso. Em Goiás, temos 230 mil quilômetros de redes aéreas, o equivalente a cinco voltas na Terra. Isso significa que lidamos com uma rede muito extensa, sujeita a eventos climáticos de todo tipo, como queimadas, tempestades, raios, geadas e ventanias. Por isso precisamos atuar rápido e de forma estratégica nas inspeções, correções de defeitos e anomalias, poda e limpeza de faixa, o que ajuda muito a reduzir as interrupções no fornecimento de energia", explica o responsável interino da regional que atende Catalão, William Barbosa.
Drones
Além do trabalho de poda e limpeza de faixa, a companhia realizou inspeções detalhadas em 360 quilômetros de redes elétricas urbanas e rurais do município. Nessas inspeções, além das equipes de campo, a companhia utiliza drones para otimizar o trabalho e aumentar a produtividade. Como fruto deste trabalho prévio, foram identificadas e corrigidas anomalias em quase 4 mil pontos, como troca de postes e equipamentos tipo cruzetas, isoladores e conexões, além de substituição de cabos.
"Até o fim do ano serão inspecionados outros 200 quilômetros de redes e corrigidos mais 1.700 pontos de defeito já mapeados e que estão no cronograma de manutenção, além das novas demandas que surgirem a partir das inspeções que seguem sendo realizadas", completa o responsável.
Neste primeiro semestre de 2022, a companhia também focou na manutenção da rede elétrica com equipes de linha viva, que são profissionais altamente treinados e capacitados para executar a manutenção sem interromper o fornecimento de energia para os clientes. "Essa é uma ação que beneficia principalmente os comerciantes, que não podem ser impactados pelo desligamento da rede no horário comercial", finaliza Thomé.