Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Goiás: Real Time Big Data trouxe quadro desanimou a opositores de Caiado

Real Time Big Data ouviu 1500 eleitores entre os dias 26 e 27 de julho. Levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo GO-08274/2022 e confirma a curva ascendente de Ronaldo Caiado. Gestor foi único realmente a crescer nas últimas pesquisas.

Por Redação Carlos Duarte - Informações: Welliton Carlos da Silva Diário da Manhã Digital em 30/07/2022 às 22:24:37

É preciso ser realista para entender quando o cenário político e a ciência trazem indicativos contrários a quem se propõe a disputar o poder.

Todos os indicadores matemáticos e paramétricos apontam para a derrota da oposição goiana: curva de crescimento, relação tempo de campanha/ porcentagem nas pesquisas, tempo de tevê e rádio e apoio de grupos de poder representativos.

Nesta quinta-feira, 28, surgiu de forma proeminente a "curva de crescimento" dos candidatos. Nela, observa-se o protagonismo na narrativa eleitoral de cada nome. Faltam nove finais de semana para as eleições.

A terceira rodada da pesquisa Real Time Big Data para o governo de Goiás, divulgada pela TV Record na quinta-feira, 28, trouxe a curva: o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) não só aparece na liderança com 17 pontos porcentuais de vantagem sobre o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), como é o que mais cresceu em relação a outras sondagens. Ou seja, a oposição termina a fase de pré-campanha, quando ela costuma melhor se desenvolver, na pior das situações: estacionada.

Ronaldo Caiado lidera a disputa pela reeleição com 37% das intenções de voto no levantamento estimulado. Ou seja, teve crescimento de 3 pontos porcentuais na comparação com a pesquisa divulgada em 23 de junho.

Para PSDB e Patriota, é um banho de água fria: segundo a Real Time Big Data, o governador foi o único a realmente crescer nos últimos 30 dias. A projeção é de que Caiado cresça mais dez pontos durante a campanha e ao menos um dos três colocados se desidrate.

Marconi é o segundo colocado na sondagem com 20%. Gustavo Mendanha (Patriota) tem 19% das menções. Os dois oscilaram ( para cima ) dentro da margem de erro.

Vitor Hugo (PL) é o quarto com 10% das indicações. Já o ex-reitor da PUC-Goiás Wolmir Amado, é lembrado por 5%. Cintia Dias (Psol) marca 1%. Antônio André (Pros), Helga Martins (PCB), Reinaldo Pantaleão (UP) e Edigar Diniz (Novo) não foram citados. Já brancos e nulos somam 4% e outros 4% seguem indecisos.

Espontânea
Segundo a pesquisa divulgada pela TV Record, o governador Ronaldo Caiado lidera a pesquisa espontânea, ao ser citado por 26% dos entrevistados. Marconi Perillo tem 10% na espontânea e Gustavo Mendanha, 9%. A curva de crescimento, ainda no início, foi identificada pela Real Time Big Data, mas antes o Instituto Goiás Pesquisas, em sondagem divulgada há uma semana, mostrou que o governador foi o único a crescer.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club