O instituto Paraná Pesquisas divulgou na manhã desta segunda-feira (08/08) levantamento de intenção de votos que mostra a situação eleitoral para o governo de Goiás. Na estimulada, aquela em que é apresentada ao entrevistado uma cartela com os nomes dos candidatos, o governador Ronaldo Caiado, candidato à reeleição, lidera com folga a disputa com 46,1% das intenções de voto, 21,2 pontos porcentuais distante do segundo colocado.
O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota) tem 24,9% da preferência do eleitor, em segundo lugar. Em terceiro aparece o pré-candidato do PL, o deputado federal Major Vitor Hugo, com 9% das menções estimuladas; seguido do ex-reitor da PUC-Goiás Wolmir Amado (PT), com 1,7% das intenções de voto.
Completam a lista Cintia Dias (Psol), com 0,7%; Edgar Diniz (Novo), com 0,5%; André Antônio Ferreira (Pros), que foi citado por 0,3% dos eleitores; e Helga Martins, que somou também 0,3% das intenções de voto. Brancos, nulos e o eleitores que não souberam responder somam 16,4%. A pré-candidatura do Prós foi retirada posteriormente.
Em relação ao último levantamento divulgado pelo mesmo instituto no mês de junho, os números se mantiveram estáveis no cenário estimulado. Caiado oscilou 0,5 ponto porcentual e Gustavo Mendanha perdeu 0,9 ponto. As variações estão dentro da margem de erro da pesquisa, de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Votos válidos
Considerando apenas os votos válidos, excluindo brancos, nulos e eleitores que não responderam, se a eleição fosse hoje, o governador Ronaldo Caiado seria reeleito já no primeiro turno com 55,1% dos votos, de acordo com a Paraná Pesquisas.
Distante 25,3 pontos porcentuais de Ronaldo Caiado, Gustavo Mendanha soma 29,8% dos votos válidos. Em terceiro lugar, Major Vitor Hugo marca 11%. Juntos, os demais candidatos ao governo de Goiás registram 4,1% dos válidos.
Espontânea
Na simulação espontânea, quando a pesquisa é feita sem que seja apresentada uma cartela com os nomes dos candidatos, Ronaldo Caiado cresceu 5 pontos porcentuais na comparação com o levantamento de junho, de 14,5% para 19,5%, acima, portanto, da margem de erro do levantamento.
Em segundo lugar, Gustavo Mendanha oscilou 0,7 ponto para cima. O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia passou de 6,6% em junho, para 7,3% neste levantamento. O deputado federal Major Vitor Hugo tem 3,5% das intenções de votos espontâneas. Wolmir Amado é lembrado por 0,2%. Dos eleitores, 61,9% apontou preferência na espontânea.
A Paraná Pesquisas ouviu 1.540 eleitores em 58 municípios goianos entre os dias 03 a 07 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança do estudo é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o nº GO-07374/2022.