Campanha Mosaic Jan 2024 728 x 90 1
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Cafeicultores verticalizam produção e se tornam menos dependentes do clima com irrigação localizada

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Mariana Cremasco em 08/08/2022 às 21:21:48
Gabriela Terra, especialista agronômica da Netafim Brasil

Gabriela Terra, especialista agronômica da Netafim Brasil

A tecnologia de irrigação localizada tem permitido aos produtores aumentarem suas produções sem necessidade de expansão de áreas, além de ter um papel muito importante no fornecimento de alimentos. Cada hectare irrigado produz 6 toneladas a mais de alimentos em comparação ao não irrigado e isso é fundamental para suportar a demanda crescente por alimento no mundo.

Nos últimos 30 anos observamos o elevado investimento dos produtores em infraestruturas como beneficiamento, armazenamento, maquinário, fertilidade do solo e aquisição de novas áreas, onde era possível comprar terras por preços muito inferiores quando comparados com os preços atuais.

Atualmente, com valores expressivos das terras, aumento do custo de mão de obra e insumos, se faz necessário elevar a produtividade em áreas já exploradas e reduzir custos. Várias tecnologias auxiliam nessas questões, como por exemplo a irrigação localizada.

A irrigação localizada surgiu pela vivência de escassez hídrica em Israel, sendo um país extremamente árido e com grande dificuldade hídrica. A irrigação permite maior eficiência no uso da água, além de permitir o uso da fertirrigação e o aumento na eficiência no uso dos fertilizantes, reduzindo custos com mão de obra e recursos.

No caso da cultura do café, o retorno sobre o investimento da irrigação se dá logo no primeiro ano de colheita, sendo possível pagar o projeto de irrigação ainda nos 3 anos de colheita e ainda pagar a implantação da lavoura. Além desse benefício os cafeicultores ganham nos aspectos de qualidade e sustentabilidade, fornecendo água e nutrientes nas fases mais críticas da cultura e de forma eficiente. Reduzindo a entrada de maquinários na área e diminuindo a emissão de carbono para o ambiente.

A irrigação tem se tornado aliada dos produtores com relação ao clima, ficando menos dependente de chuva para produção e fertirrigação e menos dependente de fatores climáticos para a aplicação de produtos para a proteção de cultivo, facilitando as aplicações de produtos químicos, orgânicos e biológicos, sendo possível realizá-las via sistema de irrigação, reduzindo mão de obra, o que está sendo um dificultador em muitas regiões produtoras.

Dessa maneira, a irrigação proporciona a verticalização da produção, permitindo que os produtores fiquem menos dependentes de clima para se produzir, adubar e realizar as aplicações para proteção de cultivo, reduzir custos com mão de obra, maquinários e fertilizantes além de duplicar sua produção com sustentabilidade e qualidade.

Fonte: Com Informações da Assessoria de Comunicação da Alfapress Comunicações

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários