O inverno no Cerrado é sinônimo de estiagem e a falta de chuvas pode afetar a vazão nas bacias hidrológicas em todo o Estado. Por isso, neste período, a Saneago reforça as ações de conscientização da população quanto ao uso consciente da água, destacando que é necessário cuidar do recurso desde a nascente, que é a origem de onde vem a água, até o consumo, nas torneiras dentro das residências.
A Saneago retomou, neste ano, as atividades presenciais dos Núcleos de Educação Ambiental Regionais (NEARs), que estavam sendo realizadas em eventos on-line devido à pandemia de Covid-19. As ações consistem em palestras e distribuição de materiais educativos e digitais e os kits de fantoches da campanha publicitária Banja & Sato para as cidades prioritárias em todo Estado. As campanhas contam com a presença dos mascotes da companhia de saneamento.
As equipes ambientais já distribuíram mais de 11 mil folders e cartilhas informativas sobre o consumo consciente, e sobre o funcionamento de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Ao todo, 103 localidades atendidas pela Saneago já foram beneficiadas com materiais diversos instrutivos sobre os serviços prestados pela Companhia, e tiveram o compromisso com a preservação do meio ambiente reforçado.
Consumo consciente
A Saneago tem promovido campanhas de conscientização do consumo moderado dos recursos hídricos, para que a população também colabore para evitar o desabastecimento de água durante o período de estiagem. Essas campanhas são executadas fortemente nas redes sociais e pelos veículos de comunicação, com a presença dos personagens Banja e Sato, o esbanjador e o sensato, que alertam para o uso consciente da água, além da Dona Faísca, que chama a atenção para os perigos das queimadas.
São filmes, revistas, cartilhas, bem como a educação ambiental nas escolas. Além dessas ações, a colaboração da população para evitar o desabastecimento de água durante o período de seca é fundamental. No site da Saneago (www.saneago.com.br/dicas/) é possível encontrar orientações sobre o uso correto dos recursos hídricos, além de dicas de testes para que os clientes possam identificar vazamentos internos em seus imóveis.
Fonte: Com Informações da Companhia Saneamento de Goiás S/A - Governo de Goiás