Agora é oficial!
Começou a corridas por uma vaga oferecida nas eleições 2022. E entre as mais disputadas estão os cargos legislativos: Deputado Estadual e Deputado Federal. Na corrida para o congresso nacional serão 377 candidatos para as 17 vagas do estado, mas a principal corrida com 780 candidatos se dá na disputa para as 41 vagas da Assembleia Legislativa de Goiás- Alego. A Região da Estrada de Ferro têm se fortalecido e hoje, mais que nunca é alvo de muitos candidatos, sejam eles filhos da região ou os classificados como paraquedistas.
Federais
Em Catalão foram oficializadas para a disputa ao cargo de deputados e deputada federal, quatro nomes: a medica ginecologista e obstétrica Dra. Gizelda Vasconcelos Vieira de Alcântara (SDD), a assistente social Kelly Cristina (PSB),
o economista Júlio Paschoal (PP), e o médico cardiologista Dr. Fernando Netto (Patriota).
Também se apresentam como candidatos a federal pela Estrada de Ferro, os deputados progressistas: Jose Nelto e Adriano do Baldy, como o Glaustin da Focus (PSC) e Flávia Morais (PDT).
Estadual
Para deputado estadual: o advogado, cartorário e ex-presidente da AGEHAB Luiz Sampaio(SDD), o sindicalista, vereador Rodrigo Carvelo (PRTB), os médicos: Gustavo Sebba (PSDB) e o médico Jamil Calife Sebba (PP).
Gerra à vista
E mau começou a campanha para valer e os ânimos já exaltaram entre dois lados: Grupo do Jamil que têm como seu principal cabo eleitoral o prefeito de Catalão Adib Elias Junior e Rodrigo Carvelo - Rodrigão (PRTB). Na Tribuna, Rodrigão enfatizou muitos assuntos que alfinetaram o gestor catalano. E por uma emissora de rádio o prefeito também fez o mesmo. O motivo de toda confusão se deu por um café que era servido aos pacientes do câncer pela Associação do Câncer que é presidida por Rodrigão e foi retirada no primeiro dia da campanha e transferido para a sede da Secretaria Municipal de Promoção e Ação social.
Campanha Estadualizada
O ex-presidente da AGEHAB Luiz Sampaio (Solidariedade) diferentemente dos outros candidatos a deputado estadual, têm focado sua agenda de campanha em 90 municípios, com dobradinhas com diversos federais da coligação proporcional que apoia a reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), tendo na vice o emedebista Daniel Vilela. Dentre as dobradinhas estão: Lucas Vergílio, Adriano do Baldy, Glaustin da Fokus, Marussa Boldrin, Ismael Alexandrino Júnior, dentre outros.
Movimento Cebinha Nascimento
Em Ouvidor, o prefeito Cebinha Machado Nascimento e aliados realizaram um adesivaço junto ao candidato que é natural da cidade, o deputado estadual Henrique César (PSC) e Flávia Morais (PDT) para federal, e para governador respaldo a reeleição de Ronaldo Caiado (União Brasil).
Desistência
Alguns pré-candidatos desistiram de registrar suas candidaturas, como o radialista e narrador de rodeio, Emerson Camargo que anunciou candidatura para federal e depois para estadual, mas não registrou nenhuma das duas, declarando apoio a Henrique César (Estadual) e Flávia Morais (Federal) e a reeleição do governador Ronaldo Caiado, dando respaldo aos projetos do gestor ouvidorense Cebinha Machado Nascimento.
Atos de Campanha
Algumas ações já foram realizadas na cidade pelos postulantes: os candidatos a deputados estaduais Luiz Sampaio, Rodrigão e Gustavo Sebba, a federal Dra. Gizelda Alcântara estão realizando caminhadas pela ruas da cidade, já o candidato a estadual Jamil Sebba Calife e o federal Jose Nelto realizaram um adesivaço.