A secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) encerrou nesta sexta-feira (02/09), a primeira etapa dos Encontros Regionais de Cultura, em Ipameri, Região Sudeste do Estado. A ação, que teve início no mês de agosto, tem percorrido vários municípios goianos capacitando e auxiliando as cidades a operacionalizar a Lei Paulo Gustavo, projeto que irá destinar R$ 129 milhões para o setor cultural. A 7ª edição do evento teve como sede a Cerâmica Boa Nova, de Ipameri.
Representantes das prefeituras de Ipameri, Senador Canedo, Silvânia, Orizona, Três Ranchos, Anhanguera, Caldas Novas, Catalão, e Pires do Rio, além de gestores culturais, artistas, produtores, associações e pessoas ligadas à área cultural, público-alvo do evento, participarão do encontro. A meta é esclarecer e simplificar, nesta fase de implementação, todo o processo da lei e sua adequação orçamentária, para que os municípios conheçam os trâmites e possam manifestar interesse.
Humberto Gebrim, secretário municipal de Planejamento, representando o prefeito de Ipameri, Jânio Pacheco, ressaltou o empenho que o governo de Goiás vem dando aos municípios e, em especial, o reconhecimento e a atenção que o secretário de Cultura tem demonstrado a sua cidade natal. "Sabemos da complexidade que são os investimentos na cultura, especificamente, quem executou a Lei Aldir Blanc sabe que a Lei Paulo Gustavo vem com um pouco mais de divisão. E esses encontros regionais são primordiais para destrinchar as dúvidas desse processo para que tenhamos mais acesso e possamos usufruir deste recurso na nossa região", pontuou.
Para o fotógrafo catalano, Lucas Machado é uma honra participar de eventos como este, no qual buscam a qualificação técnica para incentivar a cultura goiana, eu como fotógrafo e autor de livro, espero que está nova lei fomente todos nós artistas, Goiás é rico em talentos e precisa ser mais bem aproveitado. Vejo o futuro com bons olhos para a nossa cultura.
A segunda etapa dos Encontros Regionais de Cultura segue neste mês de setembro, e deve abranger a regiões metropolitana de Goiânia, Oeste, Regional Nordeste, Norte e Entorno.
A Lei
Criada para fomentar as atividades do setor cultural, a nova legislação direciona recursos do superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura (FNC) a estados e municípios, e garantirá o investimento para a realização de atividades emergenciais ou repassadas para artistas e gestores por meio de certames e seleções simplificadas.
Fonte: Com Informações da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) - Governo de Goiás